i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Guerra do 5G

Como a pressão dos EUA contra a Huawei pode influenciar a relação Brasil-China

  • 23/10/2020 20:17
Huawei
Protagonista da guerra comercial entre China e EUA, a Huawei é motivo de pressão do governo Donald Trump sobre a gestão Jair Bolsonaro por causa do leilão do 5G, previsto para 2021.| Foto: AFP

Importantíssimo player mundial e segundo maior mercado global – nos calcanhares do número um –, a China ganhou em anos recentes um reforço no seu papel de antagonista dos EUA, em uma disputa geopolítica que provocou tensões para além dos dois países. A "guerra" tem como um dos seus protagonistas a gigante tecnológica Huawei e, nesta semana, teve novo capítulo que pode influenciar a relação entre Brasil e China.

Autoridades norte-americanas, em visita a Brasília, prometeram US$ 1 bilhão às teles brasileiras para que contratem outros fornecedores, como a sueca Ericsson e a finlandesa Nokia. Antes, voltaram a afirmar que a Huawei representa risco para a soberania e a segurança nacional e uma ameaça para a cooperação entre Brasil e EUA.

O governo de Donald Trump defende que a Huawei teria ligações com a administração chinesa e seria responsável por espionagem, repassando informações sigilosas ao governo chinês. A empresa nega.

A oferta dos EUA dirigida ao Brasil aumenta com a aproximação do leilão do 5G no país, previsto para ocorrer em 2021, mas não é caso isolado. O governo norte-americano vem trabalhando junto a diversas nações na tentativa de tirar a Huawei do páreo nas tratativas para a implantação da quinta geração da internet móvel.

Na esteira da ação norte-americana para evitar o avanço da Huawei no território do 5G, alguns países já decidiram por deixar a empresa de fora, proibindo a chinesa de fornecer equipamentos para a nova tecnologia. Um deles foi a Austrália. Como consequência, a companhia retirou laboratórios e unidades do país, com o fechamento de postos de trabalho e fim de investimentos anteriores.

O que acontece se o Brasil barrar a Huawei?

A proximidade do presidente Jair Bolsonaro com o governo Trump gera preocupações de que ele possa decidir pela exclusão da Huawei do leilão brasileiro do 5G por afinidade com os EUA.

Segundo Nestor Forster, embaixador do Brasil em Washington, a decisão só sai no ano que vem e será tomada de modo a "atender ao interesse nacional". Em setembro, Bolsonaro chegou a afirmar que a escolherá pessoalmente os parâmetros para a adoção do 5G.

Esse possível cenário é criticado pelo economista Roberto Dumas, mestre em economia chinesa pela Fudan University, de Xangai. Para o especialista, é necessário um parecer técnico para a definição, de modo a preservar o melhor interesse do Brasil no caso.

"Não defendo a Huawei, defendo que todos participem do leilão, baseado em argumentos técnicos e legais, não como um processo de subserviência. Se é 'America first', é 'Brasil first'", afirma, parafraseando slogan de Donald Trump.

Dumas destaca o tamanho da fatia de exportações brasileiras que têm o país asiático como destino – 40% das commodities agrícolas – ao afirmar que o Brasil tem muito a perder numa eventual escolha por ficar ao lado de Trump por ideologia.

O especialista diz ter certeza de que o Brasil pode ser retaliado caso a Huawei seja escanteada pelo governo Bolsonaro. Segundo ele, a China não explicitaria a relação causa/consequência, mas poderia tornar a vida do Brasil “mais difícil” nas suas relações comerciais.

O cofundador e CEO da consultoria especializada Inovasia, André Inohara, por outro lado, não acredita que a China retaliaria o parceiro comercial.

"O Brasil é um importante mercado mundial. Aqui temos que modernizar nossa infraestrutura logística, o que inclui telecomunicações e rede de banda larga e o mundo sabe disso. Nenhum país que quer expandir seus mercados pode considerar não estar aqui. Somos o quarto maior país usuário de internet, temos 134 milhões de usuários", pondera.

Essa percepção, entretanto, não descarta outros riscos. "O que vai acontecer é uma percepção, para o empresariado chinês, de que o Brasil é um mercado importante, mas difícil de entrar. E ele vai buscar oportunidades de investir em outros países com ambiente de negócios mais favorável. É o que ela [a China] está fazendo na África e outros países da América do Sul, como a Colômbia. Então os recursos chineses que poderiam vir para cá vão para outros lugares", conclui.

Neste cenário, mesmo que o Brasil não saia perdendo no que diz respeito aos negócios já firmados, pode fechar portas para outros acordos e a prospecção de investimentos para o desenvolvimento de áreas e tecnologias nas quais o país não tem tradição – encarecendo o acesso e esticando a demora até sua disponibilidade para a população, com prejuízo para o consumidor e a indústria.

"Nós temos que lembrar a importância crescente da China no mercado, em apresentar soluções disruptivas e desenvolvimento de novas tecnologias, seja em meios de pagamento, seja em e-commerce, por exemplo, que são as áreas mais evidentes. E hoje você tem novas soluções de healthech, telemedicina, diagnóstico por inteligência artificial que se desenvolveram muito por causa da pandemia. Teremos dificuldade em obter tecnologias de última geração, como o próprio 5G, no qual a China está muito adiantada. Nesse caso, tempo é dinheiro", arremata Inohara.

A tecnologia da Huawei é largamente utilizada pelas operadoras brasileiras no 4G, e elas esperam poder manter a rede existente como atalho para expandir para o 5G. Uma proibição obrigaria a substituição de equipamentos e poderia, então, aumentar a conta da quinta geração de telefonia móvel por aqui, conforme destacou o presidente da companhia chinesa no Brasil, Sun Baocheng, em entrevista à "Folha de S.Paulo".

O que uma eventual retaliação causaria à relação Brasil-China?

Uma escolha entre China e Estados Unidos poderia deixar o Brasil suscetível a reações. Supondo que o governo federal de fato opte por impedir a participação da Huawei, uma reação chinesa teria potencial para colocar em risco uma relação positiva.

O Conselho Empresarial Brasil-China observa que o país asiático é um dos poucos para os quais as exportações brasileiras cresceram durante a pandemia.

"No período de janeiro a setembro, as vendas do Brasil à China tiveram alta de 14%, enquanto as exportações totais (incluindo China e todos os demais destinos) recuaram 7,7%. Como resultado, a participação da China nos embarques nacionais subiu de 27,6%, nos nove primeiros meses de 2019, para 34,1% em igual período de 2020", destaca a embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, Presidente do CEBC.

Sobre a disputa em si, o embaixador pontua que "certamente os que forem preteridos numa eventual escolha brasileira podem ter a tentação de adotar medidas retaliatórias" contra o Brasil. "No caso da China, que é hoje o nosso mais importante parceiro comercial e grande investidor em setores importantes de nossa economia, a imposição de medidas retaliatórias poderiam ter consequências muito mais danosas para a economia brasileira do que eventuais sanções impostas por outros países", avalia Castro Neves.

O segmento brasileiro com potencial de prejuízo é o agronegócio, que ocupa no topo da lista de produtos mais exportados para a China. Aqui entram commodities como soja e açúcar, que poderiam encontrar competidores caso os chineses decidissem colocar o Brasil em segundo plano e comprar de outros países, como nossos vizinhos Paraguai e Argentina.

Sobre os riscos de se dispensar a China, Inohara avalia que o governo atual não está levando em conta o fato de que uma relação entre países é sempre de longo prazo e não se limita à relação de governos. "Governos têm mandato, prazo de validade, seja aqui, seja na China. Vai ter troca de poder em algum momento, mas a relação comercial fica. Temos que manter canais abertos nas empresas e nos governos. Buscar uma relação comercial pragmática", diz.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Paulo

    ± 5 dias

    Negócio é negócio. A melhor tecnologia é aquela que mais dará lucro. Não dá para abrir mão disso para agradar esse ou aquele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 5 dias

    Negócio é negócio. A melhor tecnologia é aquela que mais dará lucro. Não dá para abrir mão disso para agradar esse ou aquele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 5 dias

    Que estupidez..misturar negocios com politica !!! De repente os brasileiros que adoram fazer compras no Paraguai estao preocupados com a falta de liberdade na China !!! Querem guarda chuva a 1 dolar e agora choram porque o chinesinho recebe 20 dolars ppr mes...Parem de comprar carros..celulares ..TVs..remedios..notebook...lampadas...ferramentas...tudo vem da China...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Costa.

    ± 5 dias

    Está na hora de mandar a China passear ! Para o nosso futura será muito melhor sem a China , comida o mundo inteiro come , inclusive os chineses e nós fornecemos a quem nos pagar e ponto .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 7 dias

    Todas imprensas esquerdistas e jornalisas brasileiros dizem, agricultura brasileiro tudo dependem da china comunista, se houver rejeição da Huawel pelo Bolsonaro, sofrerá forte retaliação sobre produto agricola criando enorme prejuiso para o Brasil, mero engano, China depende do Brasil para alimentar 1bilhão e meio de povos famintos, Brasil está impondo e não dependente da China, se Brasil mudar as compras de bugigangas da China e passar para Taiwam,Vetnam ou Singapura só quero ver as choradeiras delaes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diz

    ± 7 dias

    Balela que o Brasil vai perder no agronegócio, estamos falando do que mais a China precisa, COMIDA. Negócio é negócio, no caso comida x bugigangas. Chineses não são tão burros a ponto de excluir o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio Lins

    ± 7 dias

    Quanta burrice dessa galera que só pensa em comunismo, esse inimigo imaginário que precisa estar vivo para engajar os mais incautos. E que burrice achar que a China depende do Brasil para alguma coisa. O PIB da China é mais de sete vezes maior que o do Brasil, e estão investindo em agricultura na África e outros países da América do Sul. Brasil querer se meter com a China é a mesma coisa que a Venezuela de Chávez fazia com os EUA. Quero ver a China querer retaliar para ver se o Brasil todo não quebra. Esse psicopata que está no poder precisa ser retirado imediatamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • O

      Otasito Sanches Tavares

      ± 6 dias

      òtimo comentário. Acrescento ainda que é ridículo o argumento de espionagem levantado por Trump, quando se sabe que quem espionou diversos paises, incluindo Brasil e Alemanha, foram os USA. Que vença a melhor tecnologia 5G, em benefício do Brasil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WMVIEIRA

      ± 7 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WMVIEIRA

      ± 7 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WMVIEIRA

      ± 7 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 7 dias

    Cara, ou a China compra aqui ou ajoelha e chora!! Alimentar o povo chinês comprando da Rússia, Venezuela, Cuba, Argentina..........fica difícil@

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Miguel Bersano

    ± 7 dias

    Se a China fosse um regime democrático, ficaria mais fácil o relacionamento com ela. Mas do jeito que é, fica difícil... Não há transparência nenhuma sobre o que se passa lá, é tudo controlado pelo governo, e pelo Partido Comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 7 dias

    Não devemos entregar algo tão crítico de nossa infraestrutura nas mãos de uma empresa controlada pelo imundo e vil partido comunista Chinês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 7 dias

    Visão curtinha da questão. 1.) Em diversas ocasiões os entrevistados falam do perigo de “retaliar” a China, mas Os EUA nosso parceiro de longa data pode retaliar ? Vai ter que decidir por um lado. 2.). Só se tem uma visão de curtíssimo prazo para poder concretizar algumas vendas e nao se atém ao muito mais relevante que são uma série de questões futuras e a questão geopolítica. Sempre tem que ver por trás de tudo está que os EUA são ícones da liberdade e a China ícones da ditadura e mais cedo ou mais tarde é isso que vai emergir, tao certo como a terra é redonda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAMC

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jérôme Mencier

    ± 7 dias

    Esse jornalista deve ser pago pelo partido comunista chinês

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 7 dias

    O Brasil exporta commodities para os chinas! Que tal encontrar parceiros mais confiáveis? O pior de tudo é que por ser um país comunista, não é confiável! Só por isso já deveria ser deixado de lado! Que comam chips e outras porcarias ao invés de morcegos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Carlos Hoff

    ± 7 dias

    Negociar com pais comunista, e o pior se submeter, é entrar com a corda no pescoço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 7 dias

    Ou o mundo acaba com a China ou a chinesada comunista acabará com o mundo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jeremias Mariano

    ± 7 dias

    As tecnologias 3G,4G,5G são intercambiaveis, não o fosse, como essas estariam integradas hoje. O fornecedor chinês é forte, porém os suecos e finlandeses não ficam devendo nada. Ao meu ver devemos ter a contrapartida de dominar a tecnologia e não depender em demasia dos fornecedores. Nossas universidades sejam publicas ou privadas tem condições de buscar soluções criativas e que nos ajude a ser menos dependentes. O Brasil precisa negociar com desenvoltura. Temos que nos impor como Nação que tem influência. Sou contrário ao pensamento que se a China retaliar não temos saída. O xadrez político mundial deve ser jogado com responsabilidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos adilson

    ± 7 dias

    Problema que compramos muito mais que vendemos. Um negócio da china aqui. Um computador por um caminhão de soja...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    Amigos, amigos, negócios à parte. O Brasil tem que agir de forma diplomática, mas preservando nossas relações comerciais. A China começou a investir na agricultura em terras africanas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evaldo

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sanches

    ± 7 dias

    Inohara disse que comandos de paises mudam, com certeza, quando há democracia, mas na China, o ditador se perpetuará no cargo até sua morte ou golpe. A China é diradura sanguinária.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 7 dias

    A China tarves da Huawei quer nos espionar !!!!!! kkkkkkk A Google, Facebook , Instagram , Whats up sabem tudo de nossas vidas ..o que compramos..o que pesquisamos ..nossos gostos !!! Entao é obvio que os gringos amigos nao querem mais ninguem na concorrencia !!!! Deram 1 bilhao de propina ..pra nao conectar com a concorrencia !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 7 dias

      Então o brasileiro gosta de colecionar lixo, porque o que vem de produto da China para as casas dos cidadãos brasileiros.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Vinicius de Andrade

    ± 7 dias

    Vendemos comida para a China. A China vai deixar de comer se barrarmos a Huawei?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 7 dias

      Que bom! Assim o óleo de soja baixa preço!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcus Vinicius de Andrade

      ± 7 dias

      PARREIRAS RODRIGUES: Meu amigo, é um mercado de 1 bilhão e meio dd consumidores. Não dá para prescindirem do Brasil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PARREIRAS RODRIGUES

      ± 7 dias

      Poderá comprar de outros países. O artigo cita Argentina e Paraguai, por exemplo. A balança comercial poderá ser modificada com a inversão das posições do prato: O de vendas do Brasil para a China despencar e consequentemente o de compras subir.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 7 dias

    O articulista esqueceu de um pequeno detalhe. O ponto fraco da economia chinesa é a segurança alimentar. além de comida a china precisa de minério, petróleo e do mercado brasileiro para vender suas quinquilharias. Então o argumento de retaliação perde o sentido porque os grandes produtores de de alimentos são exatamente BRASIL E EUA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 7 dias

    Matéria paga pelo governo comunista da China. Que nojo! O jornal deveria ter mais respeito com seus leitores! O Brasil não precisa voltar ao período colonial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 5 dias

      NH4NO3: falou o grande guru petista

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 7 dias

      Aí meu Deus, quanto devaneio.... E bolsonarista ...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 7 dias

    Não existe empresariado ou empresas chinesas. O que existe é o partido comunista chinês. O comando de uma ditadura cruel, sanguinária e que quer submeter o planeta ao seu domínio. A verdade é essa, não adianta retocar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 7 dias

      Tá ouvindo demais o pessoalzinho da direita . Aliás, a mentira está no DNA da direita.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael Ganascim

    ± 7 dias

    Achei engraçado a parte de "vai ter troca de poder", quando se referia à ditadura chinesa. Aqui sim temos uma virtual troca (trocamos 6 por meia duzia), mas lá é o PCC e acabou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 7 dias

    Não vc devemos comprar nada da china. Paizinho comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO MARCHIO

    ± 7 dias

    Muito besta esta ideia de que o agronegócio vai sofrer. Não tem produção suficiente para o mundo haja visto os preços praticados nos mercados. Nunca foram tão exorbitantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 7 dias

    Nem tudo se resume a negócio e dinheiro. Produto chinês não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      PARREIRAS RODRIGUES

      ± 7 dias

      Então não compre remédios, nem equipamentos de informática, celulares, essas coisas. Dentro deles, algum insumo chinês.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARTA BEATRIZ LORO LEDRA RIBEIRO

    ± 7 dias

    Muito simplista uma análise puramente econômica das questões envolvendo a tecnologia 5G! A China não respeita, nunca respeitou e jamais respeitará as regas do comércio internacional! Muito menores ainda serão as chances de a China respeitar critérios éticos e democráticos! O que sobrará para nós brasileiros se todas as informações, tecnologias e estratégias puderem ser simplesmente roubadas e/ou copiadas a partir de um “aparelhinho” Huawei que é comprovadamente espião? Ou ainda há quem acredite que a China joga limpo, não tem nada a haver com o COVID, nem tem interesse em se apropriar das riquezas brasileiras? Não sou bolsominion mas torço para que a Huawei fique bem longe do Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Bueno Ribeiro

    ± 7 dias

    Essa reportagem me pareceu uma apologia a tecnologia chinesa! Nada imparcial a matéria, o jornalismo já foi mais informativo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]