A Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, informou nesta quinta-feira que vai realizar uma nova licitação internacional para construção de sua primeira usina solar. O projeto chamado Megawatt Solar irá criar uma usina fotovoltaica de um megawatt (MW), que será construída no edifício sede da estatal, em Florianópolis (SC).
Segundo a companhia, nenhuma das empresas ou consórcios de empresas que apresentaram propostas na licitação, iniciada em outubro do ano passado, atendeu às exigências da fase de habilitação. A Eletrosul informou que já iniciou os trabalhos de revisão do edital e que a expectativa é de que a nova licitação seja lançada em até 30 dias.
A estatal explicou que as propostas comerciais não chegaram a ser abertas, já que nenhum dos 14 proponentes foi habilitado por pendências na apresentação de documentos. Nessa fase, foram analisados documentos de habilitação técnica, jurídica, econômico-financeira e regularidade fiscal.
O Cepel, Centro de Pesquisas da Eletrobras, também planeja construir uma usina solar de um MW em Petrolina, Pernambuco, para o desenvolvimento e testes de novas tecnologias.



