Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Responsabilidade social

Em Piraquara, uma cidade para as crianças

Piraquara – Muitos motoristas paranaenses não esquecem da visita que fizeram em Curitiba, ainda no primário, à cidade-mirim do Departamento de Trânsito (Detran), criada para passar noções de segurança para as crianças. Com o mesmo princípio, que também teve como precursor o antigo Colégio Lins de Vasconcelos, hoje Opet, foi inaugurada ontem a Vila da Cidadania do Instituto BS Colway Social. Este foi o presente de Dia da Criança que a remoldadora de pneus ofereceu a alunos de 20 escolas municipais de Piraquara. A solenidade teve a participação de cerca de 200 crianças e suas famílias. Depois da bênção religiosa e de um coquetel, foi a vez de uma visita guiada à Vila.

Com casinhas que simulam ambientes "adultos" da política, do meio ambiente, da cultura e da economia, a Vila será a oportunidade para 10,8 mil crianças de 1.ª a 4.ª série aprenderem o que é ser cidadão e se prepararem para a vida adulta.

O projeto, em que foram investidos R$ 3 milhões, receberá o primeiro grupo de 300 alunos terça-feira, e até o fim do ano serão atendidas 2,6 mil crianças de 1.ª série. No ano que vem serão acrescentadas turmas de 2.ª série, e assim por diante. Quando vierem as mais velhas, haverá eleições na prefeitura e na câmara de vereadores. O espaço tem fórum, ouvidoria e escola de administração.

Cada criança visitará a Vila quatro vezes por bimestre. No espaço dedicado ao meio ambiente, elas farão projetos na oficina de reciclagem, no horto botânico, na estação de tratamento de água, na horta e no posto de saúde. Os conceitos de cultura, aprenderão em ambientes como museu, biblioteca e centro de comunicação. Por fim, o fomento ao empreendedorismo inclui supermercado, banca de jornal, banco, lojas e fábrica.

A coordenadora do projeto, Sandra de Deus, tem certeza de que muitos talentos serão despertados ali. "Além de ser um local de formação, na Vila as crianças vão entender que podem quebrar o ciclo de pobreza em que muitas vivem." Para isso, a primeira providência foi condicionar a experiência na cidade mirim ao estudo. "É um estímulo para ele continuar na escola", diz Sandra Soares, doméstica, mãe de José Vítor de Lima, de sete anos. Durante a inauguração da Vila, ele escolheu palavras bonitas para definir a experiência que terá a partir da semana que vem. "É uma educação melhor para as crianças." O pai, zelador, entrega a ambição do filho: "Ele diz que vai ser bom aluno para se tornar prefeito da cidade". Francisco Félix da Silva está satisfeito em saber que alguém irá mostrar o mundo à filha Franciane. "Eu aprendi tudo na prática e depois de grande", diz.

A aproximação com as famílias também é objetivo do projeto. Um prédio anexo à Vila foi construído para abrigar oficinas para os pais. "Se ensinarmos alimentação saudável à criança e o pai continuar fazendo o contrário em casa, não funciona", explica Sandra.

Desde que começou a investir em responsabilidade social, no ano 2000, a BS Colway viu aumentar sua produtividade em 37%. "O objetivo não é esse, mas colhemos resultados internos, como um ambiente mais harmônico entre os funcionários", diz o presidente, Francisco Simeão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.