• Carregando...
Mais mil colaboradores devem ser dispensados de suas atividades até o final do mês de novembro. | Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Mais mil colaboradores devem ser dispensados de suas atividades até o final do mês de novembro.| Foto: Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Nove agências e quatro centros administrativos do HSBC em Curitiba foram fechados nesta sexta-feira (7) pelos funcionários em protesto contra o processo de demissões iniciado na quinta-feira (6) pelo banco.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, 130 dos 5,5 mil funcionários do banco privado foram demitidos em Curitiba e Região Metropolitana, número que pode aumentar durante o dia. Em todo o país, o número chega a 800.

Em Curitiba, estão fechadas as agências Orleans, Ceasa, Marechal Deodoro, André de Barros, Vila Hauer, Mercês, Juvevê, Brasílio Itiberê e João Negrão, além dos centros administrativos Palácio Avenida, Xaxim, Vila Hauer e Presidente Kennedy, onde ocorreram as demissões.

O sindicato dos bancários está com representantes em cada um desses locais e realiza uma paralisação solicitando diálogo ao HSBC, que tinha assegurado à categoria que não haveria redução de quadro em 2014 no Brasil.

"Queremos conversar sobre isso. Há casos de profissionais que estavam atingindo o período de pré-estabilidade para a aposentadoria e outros com perícias médicas marcadas. Queremos sentar e conversar com o banco para rever essas demissões e reintegrar esses funcionários", diz Cristiane Zacarias, coordenadora nacional da comissão organizadora dos empregados do HSBC.

Para discutir as próximas ações, o sindicato realiza uma reunião com os demitidos às 15h de hoje (7), no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários.

Cristiane conta que HSBC ainda não se manifestou sobre o assunto e que, se não houver um posicionamento, a entidade já está em contato com o Ministério Público para fazer valer o direito dos trabalhadores. "Existe a possibilidade de outras agências serem fechadas caso ocorram novas demissões", acrescenta.

Pelo Brasil

Segundo sindicatos de trabalhadores ouvidos pela Reuters, cerca de 800 funcionários do HSBC foram demitidos nos últimos três dias em todo o país.

No centro administrativo do banco na capital paulista, foram 40 empregados dispensados, com previsão de mais demissões nesta sexta-feira, afirmou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Conforme dados do Banco Central, o HSBC era o sétimo maior banco em operação no Brasil em junho, com ativos de R$ 163,3 bilhões, e o segundo maior banco estrangeiro em atividade no país.

Consultado, o banco afirmou por meio de sua assessoria de comunicação que não vai se pronunciar. O HSBC tem cerca de 22 mil funcionários no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]