
Em 2012 serão inaugurados três shoppings no Paraná: o Pátio Batel, em Curitiba, e, no Norte do Estado, o Londrina Norte e o Boulevard Londrina. Até 2014, outros seis empreendimentos serão abertos, três na capital e três no interior (Maringá e Ponta Grossa). Ao todo, são mais de 1,8 mil novas lojas, algumas de renome internacional, além de cinemas e outros serviços, que vão ampliar as opções de compras e lazer dos paranaenses. Atualmente o estado ocupa o quinto lugar no mercado nacional, com 27 centros de compras 12 só na capital. No total, os novos projetos receberão mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos.
Além da inauguração do Pátio Batel, prevista para setembro de 2012, três novos empreendimentos começam a sair do papel no próximo ano em Curitiba: o Shopping Atuba, na região norte, o Park Shopping Boulevard, próximo à Linha Verde, no bairro Xaxim, e o Jockey Plaza Shopping Center, no Tarumã. Juntos, os quatro novos shoppings somam mais de 1.200 lojas e representam um aumento de 54% na oferta de área bruta locável (ABL) da capital paranaense.
Segundo a Associação Brasileira de Shoppings, Centers (Abrasce), o setor responde atualmente por 18,3% das vendas do varejo e 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e tem muito a crescer. "O número é positivo se levarmos em consideração o número de shoppings no Brasil, mas também evidencia que ainda há muito espaço para ampliar a participação dos shoppings nas vendas", afirma o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Estabelecidos em Shopping Centers de Curitiba, Erico Morbis.
Os novos
O Shopping Atuba, da incorporadora curitibana Mendocino Participações e Investimentos S.A, será construído em uma região de grande expansão imobiliária, mas carente de bens e serviços. Com a previsão de um centro médico de 30 salas, o Shopping Atuba deve reinar absoluto na região. O mesmo não ocorrerá com o empreendimento de R$ 280 milhões do empresário Salomão Soifer, o Shopping Pátio Batel, que vai disputar espaço com outros shoppings já consolidados da capital.
Resultado da parceria de um grupo de três empresas do ramo imobiliário, o Jockey Plaza Shopping Center deverá ser o maior centro de compras da capital, com mais de 200 mil metros quadrados de área construída e 60,8 mil metros quadrados de ABL. A negociação com o Jockey Club do Paraná, que vai receber participações pela cessão de parte do terreno, já foi concluída.
Às margens da Linha Verde, o Park Shopping Boulevard, dos empresários do Shopping Total e do empresário da Rede Massa, Carlos Massa, o Ratinho, vai apostar no público das classes B e C para alavancar o consumo, com faturamento estimado em R$ 500 milhões por ano.



