Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
telecom

Embratel faz oferta pela Net

Empresa controlada pelo mexicano Carlos Slim quer comprar ações de minoritários da companhia de tevê a cabo e banda larga

Sede da Embratel no Rio: objetivo da empresa é ampliar oferta de serviços | Arquivo/ Gazeta do Povo
Sede da Embratel no Rio: objetivo da empresa é ampliar oferta de serviços (Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo)

A dona da Embratel, maior empresa de telefonia de longa distância e de transmissão de dados do país, decidiu fazer uma oferta milionária para a compra de ações dos minoritários da Net, que atua com televisão a cabo e internet em banda larga. A operação, que pode bater R$ 4,6 bilhões, acontece uma semana após a venda da participação da Portugal Telecom na Vivo aos espanhóis da Telefónica e a entrada dos portugueses na Oi.O objetivo, segundo analistas, é fechar o capital da Net, trazer os negócios de tevê e de internet para dentro da Embratel e formar a primeira empresa de comunicação com atuação simultânea nos segmentos de telefonia fixa, móvel, internet e tevê paga. As empresas do grupo já vendem pacotes conjuntos, mas as receitas são divididas. A Net chega a 11 milhões de residências, tem 46,1% do mercado da tevê paga e 25% da internet banda larga.

A Embratel está no bloco de controle da Net desde 2004, quando a mexicana comprou parte da antiga Globocabo do grupo Globo. Ela tem pelo menos 38% das ações ON (com voto), e o grupo Globo, o restante. Em 2004, Slim fez um acordo para comprar a participação do grupo Globo na Net. O negócio só não aconteceu ainda porque as regras brasileiras impedem estrangeiros de controlar tevês no Brasil, mas um projeto de lei que tramita no Congresso prevê o fim dessa limitação. Pela proposta, a holding da Embratel deve pagar um prêmio de 23% acima do preço médio das ações nos últimos 30 dias. A operação, que é coordenada pelo Itaú BBA, não tem data definida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.