• Carregando...
Cleverton Paulo: conhecimento da área foi fundamental | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Cleverton Paulo: conhecimento da área foi fundamental| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Lançamento

Programa vai capacitar empreendedores com vistas à Copa do Mundo

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) lançaram na manhã de ontem o programa Integra. Fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto vai promover treinamentos para melhorar a qualidade administrativa das empresas e facilitar o acesso às informações sobre crédito para micro e pequenos empreendedores, visando preparar o setor para a Copa do Mundo.

Embora o torneio de futebol tenha sido um dos motivadores, George Pinheiro, diretor financeiro da CACB, afirma que a capacitação dos profissionais apresentará resultados que se estenderão após o Mundial e vão colaborar para o aumento no índice de sobrevivência das empresas.

Os cursos envolvem liderança de equipes, contabilidade, qualidade de atendimento ao público e gestão de recursos financeiros. "Com os cursos, os empresários poderão melhorar o atendimento e também ter mais informações sobre financiamentos", diz Pinheiro.

No Paraná, sete cidades estão no projeto: Curitiba, Araucária, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e São José dos Pinhais. Os interessados no projeto poderão se inscrever gratuitamente aos cursos presenciais e a distância.

A taxa de sobrevivência das empresas paranaenses está crescendo, o que sugere que os empreendedores estão planejando mais antes de abrir negócio.

INFOGRÁFICO: Índice de empresas que se mantiveram ativas após os dois primeiros anos de funcionamento cresceu no Paraná

Segundo levantamento divulgado ontem pelo Sebrae, 75% das companhias abertas no estado em 2007 conseguiram funcionar por pelo menos dois anos. Entre as empresas abertas em 2005, a taxa de sobrevivência havia sido de 69,9%.

O índice estadual continua abaixo da média nacional, mas a diferença diminuiu bastante. A taxa de sobrevivência de todas as empresas brasileiras passou de 73,6% entre as fundadas em 2005 para 75,6% entre as abertas em 2007.

Apesar do crescimento, o Paraná ainda ocupa apenas o 10.º lugar entre os 27 estados brasileiros no "ranking da sobrevivência". Com taxa de 70%, idêntica à média estadual, Curitiba deve o pior desempenho entre as capitais da Região Sul e ficou em 14.º lugar na lista nacional. Entre os municípios paranaenses pesquisados, Cianorte teve a maior taxa de sobrevivência das empresas, com expressivos 84%. Maringá, com 64%, teve o índice mais baixo.

No estado, os setores que tiveram as maiores taxas foram a indústria – em que 81,7% das empresas estavam "vivas" dois anos após a fundação – e construção (74,1%). Marcia Borro, consultora do Sebrae, explica que o mercado da construção civil está aquecido e ainda em crescimento. Outro fator que contribui é o alto investimento necessário para iniciar a indústria, o que força o empreendedor a se planejar melhor.

Para ela, o avanço da sobrevivência está ligado, entre outros fatores, ao aumento do nível de escolaridade dos empreendedores – que, assim, têm mais informações e planejam melhor – e ao crescimento do poder aquisitivo da população.

Período crítico

Os dois primeiros anos de vida de uma empresa são de muitos riscos. Marco Cunha, professor de finanças do Isae/FGV, diz que muitos empreendedores decidem abrir uma empresa, mas não têm conhecimento global do processo, nem um projeto financeiro para compreender todos os investimentos necessários – lacunas que podem levar a empresa à falência rapidamente.

Conhecer bem a futura área de atuação foi decisivo para que a empresa de Cleverton Paulo e seu pai, a MN Paulo Engenharia, atravessasse os dois primeiros anos – ela está há sete anos no mercado. Os dois tinham grande experiência na área industrial, o que facilitou o desenvolvimento da parte técnica. "Tem de haver uma transparência nas contas, conhecer a área em que você está atuando e acompanhar a gestão dos funcionários", ensina Cleverton.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]