• Carregando...

Engana-se quem pensa que a fase inicial do empreendedor é a que envolve maiores riscos. Também se engana quem acredita que tamanho e processos garantem a sobrevivência de uma empresa. Na verdade, é justamente o contrário que é verdadeiro.

Na natureza não são os seres "mais fortes" que sobrevivem, mas os que melhor se adaptam aos ambientes em que estão inseridos. O mesmo vale para as empresas. Justamente por estarem no início, com uma estrutura leve e sem ter muito a perder que empreendedores iniciantes são mais ágeis, testam e erram mais. Ao contrário, grandes empresas com seus altos custos e regulamentação tendem a engessar a estrutura e inovar menos pelo crescente número de processos, comitês e discussões para cada decisão tomada – tudo isso para atender à ilusória expectativa de reduzir riscos.

No fim das contas, não existe maior risco ou inimigo para um empreendedor do que o status quo, que também pode ser chamado de conforto ou acomodação. É ele que faz com que as empresas muitas vezes trabalhem e se esforcem muito apenas para fazer o que já fazem e se manter como estão.

Por isso lembre que: "O presente, por mais esplêndido que possa ser, carrega as sementes de sua própria ruína se este se separa do futuro". Dica de Dom Jose Maria Arizmendiarrieta, fundador da maior e mais inovadora cooperativa do mundo, a Corporacion Mondragon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]