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Fábio Galvão, da Hop’n Roll, investiu em chope para festas. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Fábio Galvão, da Hop’n Roll, investiu em chope para festas.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Pequenos fabricantes de cerveja artesanal de Curitiba estão apostando no serviço de entrega de chope em casa ou em eventos para fortalecer os laços com os clientes e aumentar a receita. A demanda surgiu dos próprios consumidores que, cada vez mais adeptos à cultura do chope artesanal, começaram a querer o produto presente tanto no dia a dia quanto em casamentos, festas corporativas, aniversários e churrascos.

A Hop’n Roll, marca de cerveja artesanal curitibana que conta com fábrica e bar próprio, criou em 2012 o serviço de entrega. A ideia veio de um antigo cliente do bar que queria oferecer aos convidados do seu casamento o chope artesanal. Fábio Galvão, proprietário da cervejaria, desenvolveu um carrinho com diversas torneiras em uma trave inox de chope para atender ao pedido.

A ideia deu resultado e ganhou o nome de Hopexpress. A empresa conta, atualmente, com duas opções de carrinhos e mais oito chopeiras que atendem festas menores. São feitos, em média, 15 eventos por mês e a cervejaria oferece a opção de incluir chopes da própria Hop’n Roll ou de outras marcas. “A demanda pelo chope artesanal está aquecida. O consumidor já não quer mais beber, ele quer ter uma experiência”, diz Galvão.

A mesma percepção tem Alejandro Winocur, sócio da Way Beer. “O número de pessoas que está começando a conhecer a cerveja artesanal está crescendo”, diz o empresário da fabricante curitibana que está há cinco anos no mercado. Em janeiro, a empresa lançou a versão de chope em lata, modelo similar aos crowlers norte-americanos.

“Antes, só vendíamos para bares ou pessoas físicas que compravam acima de 30 litros”, diz Winocur. Agora, a marca trabalha também com o serviço de delivery das latas para Curitiba e região. Não há quantidade mínima por pedido e, para manter a qualidade, o chope só vai para dentro da lata quando é feita a solicitação. Para lançar as latas no mercado, a empresa investiu R$ 30 mil e espera ter retorno desse investimento em um ano.

Benckebier

Outro exemplo local é a Benckebier, cervejaria artesanal que começou a oferecer o serviço de barris de chope em novembro de 2015. O consumidor precisa buscar o produto na fábrica para fazer a degustação, tirar dúvidas com o mestre cervejeiro e escolher o rótulo que mais agrada: Pilsen, Premium, Dunkel e Weiss. A fabricante tem capacidade para fazer até 14 mil litros ao mês,.

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