• Carregando...
 | TiagoBrandao/Divulgação
| Foto: TiagoBrandao/Divulgação

Com mais de 3 mil redes atuando em todo o país, não é difícil encontrar opções de franquias inusitadas. São marcas que apostam em nichos de mercado, como a rede de franquias para pessoas com deficiência auditiva Direito de Ouvir, ou que investem em produtos e formatos diferenciados, caso da empresa de máquinas de vendas especializada em croquetes holandeses Quickies. Há, ainda, quem se inspire em companhias de sucesso, como o Google, para lançar serviços similares no Brasil.

Acompanhe mais notícias sobre Empreendedorismo

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 7,9% no primeiro semestre deste ano ao atingir uma receita de R$ 68,9 bilhões. São mais de 3 mil marcas em atuação no país que somam quase 148 mil unidades. O ritmo de evolução de 2016 está similar ao registrado durante todo o ano passado, quanto o franchising cresceu 8,3% e faturou R$ 139 bilhões.

Abaixo, segue uma lista com 10 marcas que oferecem opções inusitadas de franquias no mercado:

BagNews

Microfranquia especializada em venda de publicidade em embalagens ecologicamente corretas. A empresa oferece opção de veicular publicidade em uma sacola de fabricação própria ou em embalagens promocionais, como saco de pão e caixa de pizza. O papel do franqueado será buscar anunciantes em sua região de atuação. O investimento inicial varia entre R$ 6 mil e R$ 22 mil, dependendo do tamanho do município. O retorno do investimento acontece entre oito e 12 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 24,5 mil, com lucratividade bruta de 63%. Não é necessário ponto comercial.

Reprodução/Facebook

Direito de Ouvir

A Direito de Ouvir é um rede de franquias voltadas para pessoas com problemas de audição que faz parte do grupo multinacional Amplifon. O franqueado irá montar uma clínica voltada para pessoas com problemas de audição e oferecerá o serviço de audiometria, consultas e venda de aparelhos. Não é necessário ser profissional da saúde para ser um franqueado – a rede possui cerca de 400 fonoaudiólogos credenciados. A rede possui uma loja própria e cinco franquias no país. O investimento inicial é de R$ 135 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 50 mil e a marca cobra 3% de taxa de propaganda e 5% de royalties.

Padaria Pet

A Padaria Pet é uma rede de franquias especializada em petiscos, doces e bebidas para pets. Criada em 2014, a empresa possui duas lojas físicas, uma unidade móvel e quatro pequenas lojas dentro de pet shops conveniados, no sistema store-in-store. A marca possui diversos modelos de franquia, que vão desde R$ 8,8 mil para a microfranquia até R$ 150 mil para a loja física. Os produtos são distribuídos aos franqueados pela própria marca.

Reprodução/Facebook

Outer Shoes

Com 12 anos de mercado e com 25 lojas em diversas regiões do país, a Outer Shoes é uma rede de lojas de calçados e acessórios alternativos. Há coleção para mulheres e homens, com foco no conforto e em tecidos sustentáveis. O investimento mínimo para abrir uma unidade da marca é R$ 450 mil, com previsão de faturamento médio mensal de R$ 150 mil e margem de lucro de 14%. O retorno do investimento acontece a partir de 20 meses.

KoalaCar

Rede de franquias que oferece serviço de limpeza ecológica de veículos, com investimento inicial a partir de R$ 2,9 mil. O franqueado recebe um dia de treinamento para aprender a prestar o serviço de higienização sem água, com produtos feitos para não agredir o meio ambiente, em todos os tamanhos de carros. Para atuar, basta o cliente agendar as limpezas via telefone ou site e o franqueado ir até o local realizar a limpeza. É preciso estar inscrito como Microempreendedor Individual (MEI). O faturamento médio mensal chega a até R$ 5 mil.

Divulgação

Quickies

A Quickies é uma franquia de máquinas de vendas especializada em croquetes holandeses. Os aparelhos têm funcionamento similar aos das tradicionais máquinas de refrigerante: o cliente escolhe o pedido, faz o pagamento e pega o produto pronto. As próprias máquinas fritam os croquetes na hora e os servem em poucos segundos. O modelo de franquia tem um investimento inicial de R$ 250 mil a R$ 300 mil, que inclui toda a instalação da loja – exceto as vending machines, pelas quais o franqueado deve pagar um aluguel que varia entre R$ 400 a R$ 500 por máquina. A loja possui um balcão de atendimento. A estimativa média de faturamento bruto mensal de uma unidade é de R$ 90 mil a R$ 150 mil, com uma margem de lucro de 20% a 25%, o que garante uma taxa de retorno do investimento inicial de 18 a 24 meses.

Só Varais

O modelo de negócio da Só Varais é a venda, instalação e manutenção de varais. A empresa já tem atuação no mercado há 20 anos e no ano passado entrou para o sistema de franquias. São 20 modelos de varais disponíveis, como um que possui acionamento eletrônico, ou seja, basta apertar um botão e ele sobe ou desce e outro movido a manivela. O franqueado irá prestar o serviço na casa do cliente e precisará apenas alugar um escritório, que funcionará também como depósito. O investimento inicial é de R$ 128,9 mil, valor que inclui equipamentos. O retorno do investimento acontece entre 24 a 30 meses, com lucro médio mensal de R$ 12 mil a R$ 18 mil.

Divulgação

Sóbrancelhas

Tratar e fazer o design da sobrancelha dentro de um truck. Essa é a proposta do modelo de franquia da Sóbrancelhas montado em um pequeno caminhão. Os franqueados vão trabalhar com produtos exclusivos, de fornecedores credenciados da marca. O investimento inicial é de R$ 180 mil com projeção de retorno de 18 a 24 meses. O faturamento médio mensal é estimado em R$ 35 mil. A empresa cobra R$ 1,8 mil de taxa de royalties e R$ 500 de propaganda, ambos por mês. Há também opções de lojas e quiosques.

Solutudo

Apelidada de “Google caipira”, a Solutudo é uma rede de franquias que oferece o contato de empresas, comércios e prestadores de serviços. A empresa começou m 2005, em Botucatu, interior de São Paulo, e já conta com 1 milhão de usuários, 3 mil assinantes e mais de 210 mil empresas cadastradas. As franquias funcionam como escritórios de prospecção comercial e coleta de dados de todos os tipos de negócios e de vagas de empregos nas cidades onde atuam. O franqueado fica com 90% do valor das assinaturas mensais e a franqueadora com 10%. O investimento inicial varia entre R$ 45 mil e R$ 310 mil, dependendo do número de habitantes da cidade. O faturamento médio é de R$ 40 mil, com lucro líquido de R$ 6 mil, e o retorno do investimento acontece, em média, em 18 meses. Até julho, a rede contava com 25 unidades em operação.

Divulgação

Único Asfaltos

O Único Asfaltos é uma rede de franquia especializada em asfalto. A empresa oferece modelo de usinas (máquinas que produzem o asfalto) que são muito menores do que as tradicionais. Com isso, o franqueado pode levar o aparelho para o local da obra e prestar o serviço, sob demanda. O franqueado também pode comprar ou alugar a usina. O investimento inicial é a partir de R$ 80 mil, e a previsão de retorno do investimento é de oito meses, com estimativa de faturamento mensal de R$ 100 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]