i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
franquias

Em dúvida sobre assumir um negócio? Faça um test drive

Empresas oferecem uma experiência do negócio para quem estiver interessado em assumir uma loja da rede

  • PorLarissa Fanes
  • 07/12/2016 22:00
Para Fernando Malucelli, o test drive foi crucial para decidir se tornar um franqueado: “Me encantei com o negócio”. | Rodrigo Felix Leal/Gazeta do Povo
Para Fernando Malucelli, o test drive foi crucial para decidir se tornar um franqueado: “Me encantei com o negócio”.| Foto: Rodrigo Felix Leal/Gazeta do Povo

Recentemente, o mercado de franquias começou a contar com mais uma medida que ajuda quem quer entrar nesse negócio. A prática de test drive de franquias está se tornando recorrente e trazendo resultados significativos para quem o adota. A ideia é simples: após uma pré-seleção, os candidatos a franqueados experimentam trabalhar numa loja da rede da franquia. O tempo de duração do programa é relativo, o suficiente para que o participante conheça todos os setores envolvidos no negócio. O objetivo do test drive serve tanto para o franqueado, que conhece as operações da loja antes de se tornar membro da rede, quanto para o franqueador, que pode analisar e selecionar com mais precisão o perfil dos seus parceiros.

Check list

O especialista do Sebrae dá dicas do que deve ser analisado durante o test drive, antes de tomar a decisão final.

Franqueados

Devem prestar atenção no ambiente de trabalho, como é a preparação da equipe e a comunicação com o franqueador. É importante perceber se existe suporte e monitoramento para o crescimento da rede.

Franqueador

Antes de tudo, o franqueador precisa definir qual é o perfil que ele espera de quem vai assumir uma loja. Com base nisso, deve buscar na sua rede os franqueados que podem servir de exemplo para os novos e oferecer as lojas deles para os treinamentos. Assim, a análise e o feedback estarão alinhados com o propósito da marca.

“O test drive de um negócio é igual ao do carro: você vê se ele te dá segurança, se é confortável, se é aquilo que você esperava. Se sim, você faz a negociação”, explica Fernando Malucelli, franqueado da Ortodontic Center. Ele tinha se desligado da antiga empresa em que trabalhava e estava procurando uma opção de investimento quando encontrou a franquia. Malucelli afirma que essa “degustação” mostrou o que ele teria pela frente caso assumisse uma loja. “Me encantei pela mecânica do negócio, consegui me enxergar fazendo aquilo”. A segurança na proposta da empresa o incentivou a inaugurar a franquia, em setembro de 2016.

Na Dídio Pizza, em São Paulo, os treinamentos são feitos nos finais de semana, durante os horários com mais movimento. O objetivo é ser claro sobre a rotina de quem vai assumir esse negócio, explica o dono da franquia, Elidio Biazini. “Se a pessoa achar ruim trabalhar até tarde num domingo, por exemplo, já vai pensar melhor”. Ele conta que os futuros franqueados participam de todas as operações da loja, desde o atendimento ao cliente, até a entrega do pedido. Essa experiência ajuda na hora da negociação entre franqueador e franqueado, quando ambos analisam o resultado do test drive.

Para Osmar Dalquano Júnior, coordenador dos programas de varejo do Sebrae no Paraná, além do test drive, é importante que a pessoa que planeja adquirir uma franquia converse com outros franqueados, para entender como é a rede e o relacionamento dela com a franqueadora. “A franquia tem uma série de procedimentos que devem ser cumpridos para manter o padrão. O test drive e as conversas, ajudam a pessoa a entender se ela tem o perfil adequado para aquele ramo”. Ele ressalta que essas medidas são feitas numa fase final de negociação, quando os candidatos já passaram por uma triagem com análise cadastral e entrevista.

Test drive também ajuda na escolha de franqueados

Dalquano Júnior explica que o test drive também é bom para os franqueadores, que conseguem selecionar com cuidado quem irá assumir uma nova loja. “A rede de franquias é um projeto coletivo. O franqueador quer alguém que entre para somar. Ele sabe se a pessoa tem o perfil necessário analisando o desempenho do candidato durante o test drive”.

Durante o treinamento da Ortodontic Center, os possíveis franqueadores são colocados para realizar todo tipo de tarefa. “Temos simulações de atendimento, fechamento de contrato. Às vezes a gente pede para alguém colocar um lixo, fazer procedimentos mais comuns. Queremos ver quem vai realmente vestir a camisa. Se precisar resolver um problema às duas da manhã, a pessoa tem que estar disposta”, explica o dono da franquia, Fernando Massi.

A estratégia trouxe bons resultados: 2016 foi o ano com a maior venda de contratos nos 14 anos da empresa. O número saltou de 80 para 300 fechamentos por mês. Agora, até mesmo quem já era franqueado, mas não tinha passado pelo test drive, está passando pela experiência. O objetivo é alinhar as práticas e fortalecer a marca, afirma Massi.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.