• Carregando...
Lorrana Scarpione e Sérgio Rodrigues, da Bliive | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Lorrana Scarpione e Sérgio Rodrigues, da Bliive| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Trocar experiências e descobrir novas atividades é um dos objetivos da economia colaborativa, segmento econômico no qual a startup curitibana Bliive está inserida. A empresa, recém premiada no HUB Fellowship, programa de capacitação do Impact HUB, dá a possibilidade de usuários se conectarem para oferecer uns aos outros atividades, com base apenas na troca – o modelo já conquistou 10 mil usuários de 46 países em menos de seis meses. A startup vai agora representar o Brasil no Creative Business Cup, competição global de negócios na área de economia criativa, que é realizado na Dinamarca.

Funciona assim: o usuário se cadastra e informa o que teria para oferecer, como por exemplo, uma hora de conversação de inglês, a formatação de computadores ou um passeio com cachorro. Esse tempo destinado a fazer algo por alguém se transforma em uma moeda, que na rede social se chama TimeMoney. Com esse TimeMoney, o usuário pode então realizar trocas com alguém que ofereça o que ele precisa.

A fundadora e CEO da Bliive, Lorrana Scarpioni, conta que a ideia surgiu depois que viu dois documentários. "Um era sobre economia alternativa e o outro sobre projetos de colaboração na internet e financiamento colaborativo. Depois dessas influências, por volta de maio de 2012, tive a ideia de uma rede de colaboração online de troca de tempo, para trocar experiências", conta.

Com menos de seis meses no ar, a rede já conta com mais de 500 trocas realizadas e outras 2,8 mil já iniciadas. No início, a rede atuava por convites, mas agora está aberta para todos os usuários. Durante oito meses a startup passou pelo HUB Fellowship, com acesso a mentorias e treinamento. "Um dos pontos que chama a atenção na Bliive é a escalabilidade rápida, que permite gerar impacto em pouco tempo. É um negócio de tendência dentro da economia criativa", analisa Jessica Maciel, articuladora e cofundadora do Impact HUB Curitiba.

Mais que uma rede social aberta ao público, o Bliive também oferece soluções para empresas. Com a plataforma, a empresa pode permitir aos funcionários que troquem tempo entre eles.

Conheça o Bliive: http://bliive.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]