i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
empoderamento

Grupo inspirado em executiva do Facebook fomenta a liderança feminina em Curitiba

Encontros trazem instrumentos e metodologias para que as participantes implementem mudanças em suas carreiras

  • PorJéssica Sant’Ana
  • 13/01/2016 09:39
Lênia Luz , uma das criadoras do círculo de empreendedoras em Curitiba. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Lênia Luz , uma das criadoras do círculo de empreendedoras em Curitiba.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Depois de atuar anos como secretária executiva de multinacionais, Larissa Grabowski conseguiu colocar em prática seu projeto de fotografar profissionais liberais. A ideia saiu do papel no ano passado, com a ajuda do Lean In Circle, grupo para fomentar a liderança feminina inspirado nas experiências de Sheryl Sandberg, COO do Facebook.

O círculo, uma iniciativa global, foi organizado em Curitiba pelas empreendedoras Lênia Luz e Mayra Castro e finalizou as duas primeiras turmas em 2015. São sete encontros quinzenais só entre mulheres, independente da idade e profissão. As aulas trazem instrumentos e metodologias para inspirar a liderança, o autoconhecimento e o empreendedorismo entre as participantes.

Foi justamente o que aconteceu com Larissa, que deixou a carreira de executiva em 2005 para se dedicar à fotografia. Durante quase dez anos, ela focou em fazer fotos convencionais de bebês, mulheres grávidas e casamentos. O projeto de fazer fotos de profissionais liberais para que eles usem as imagens como instrumento de divulgação ficou guardado por um tempo.

A coragem para colocá-lo em prática veio em um dos encontros do Lean In Circle Curitiba, quando ela compartilhou a ideia e testou a aceitação de seu serviço. “Com o grupo, aprendi dicas e estratégias para aprender a conciliar a vida profissional e pessoal. Também crie uma força para me expor mais”, conta Larissa.

O objetivo dos encontros é justamente esse: o empoderamento feminino. Entre os temas abordados estão liderança, conexões, energia e comunicação. A intenção é desenvolver as chamadas softs skills para que as participantes possam implementar mudanças em suas vidas.

A ideia de criar o Lean In Circle foi de Sheryl Sandberg. A executiva, após perceber que era uma das poucas mulheres em cargos de alto escalão, decidiu compartilhar suas experiências e aprendizados em um livro chamando Lean In (Faça Acontecer, na edição brasileira). A repercussão foi tão grande que ela criou esses círculos para que mulheres do mundo inteiro possam se encontrar e desenvolver suas habilidades.

A matriz, nos Estados Unidos, faz a produção dos conteúdos e dos vídeos utilizados nas aulas e distribui para as organizadoras do projeto. Lênia e Mayra, por serem fãs da Sheryl, decidiram colocar em prática o grupo em Curitiba.

O reconhecimento veio neste ano, mais precisamente no dia 4, quando a COO do Facebook citou a iniciativa em seu perfil na rede social. “Círculos como este não inspiram somente outras pessoas. Eles me inspiram”, escreveu na publicação. São 25 mil grupos espalhados por 120 países em todos os continentes.

Faça acontecer

No livro Lean In (Faça acontecer, edição brasileira), Sheryl Sandberg conta sua experiência profissional, reflete sobre o fato de poucas mulheres estarem em posições de lideranças nas empresas e incentiva o empoderamento feminino.

2016

Estão previstas duas novas turmas do Lean In Circle Curitiba. Ambas começam no dia 22 de fevereiro e têm encontros quinzenais. Uma das turmas têm encontros pela manhã e a outra, à noite. Para mais informações, é necessário entrar em contato através do e-mail contato@empreendedorismorosa.com.br. O custo é de R$ 400.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.