A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), atingiu em agosto o menor nível da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. Em relação a julho deste ano, a intenção de consumo das famílias recuou 1,3%, atingindo 123,4 pontos. Na comparação com agosto de 2012, a queda foi de 9%. De acordo com o relatório, o alto nível de endividamento das famílias, somado ao aumento no custo do crédito e ao menor otimismo em relação ao emprego foram as razões para o resultado negativo da pesquisa.
O empreendedor deve estar atento a indicadores que refletem o potencial de consumo de seus clientes. Se eles deixam de adquirir o produto ou serviço que a empresa vende, é preciso saber a razão e tentar oferecer alternativas. Se as famílias estão sem crédito em bancos, por exemplo, por que não oferecer um crediário próprio em que a sua empresa possa fazer a análise dos consumidores? O empresário precisa encontrar boas saídas para as circunstâncias econômicas, que nem sempre serão favoráveis ao negócio.
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