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Um empreendedor tem como características a paixão pelo negócio, a persistência e a observação de oportunidades. Quem abriu ou está planejando abrir uma empresa tem todas elas, mas uma pesquisa inédita da Endeavor, organização internacional que fomenta o empreendedorismo de alto impacto, mostra que os brasileiros apresentam seis perfis diferentes, com aspectos e dificuldades próprias.

O levantamento realizado pela Endeavor revelou quais são os atuais perfis de empreendedor brasileiro. Para isso, ouviu cerca de 3 mil brasileiros, entre proprietários de empresas, potenciais empreendedores e outros jovens e adultos que não pretendem abrir um negócio próprio.

Apaixonado, antenado, independente, arrojado, pragmático e lutador são os perfis apontados pela pesquisa. Embora cada um tenha suas características, há obstáculos em comum: a falta de conhecimento de gestão de pessoas, problemas de fluxo de caixa e a escassez de informações sobre como administrar um negócio.

Pamella Gonçalves, responsável por serviços ao empreendedor na Endeavor, explica que cada perfil contorna esses problemas de maneiras diferentes. E conhecer essas particularidades é importante para que instituições que trabalham com empreendedorismo saibam se comunicar da melhor maneira com esse público.

"Empreendedores que comandam empresas mais desenvolvidas e que têm funcionários podem ver bastante valor em receber conselhos mais estratégicos sobre crescimento. Já aqueles informais e sem funcionários podem se beneficiar de treinamentos e o ensino de conceitos básicos", salienta Pamella.

Confira abaixo os seis perfis identificados pela Endeavor, suas dificuldades e recomendações para contorná-las:

Qual é o seu?

Antenado

Perfil: Geralmente jovens e com perfil de negócios em serviços. São bem informados e usam bastante a internet. Dificuldades: Incerteza em relação ao retorno financeiro e o risco de falência. Como contorná-las: Procurar oportunidades de receber coaching e mentoria de empreendedores mais experientes para resolver os problemas administrativos e financeiros. Para questões sobre impostos e gestão de pessoas, o ideal é buscar consultorias ou especialistas nessas áreas.

Apaixonado

Perfil: Autossuficientes. A maioria é mu­lher, entre 25 e 35 anos. Em geral, atuam na área de saúde, estética e acessórios. Dificuldades: Falta de investimento e de recursos financeiros. Como contorná-las: Procurar oportunidades de networking com em­preendedores e inves­tidores, especialmente iniciativas focadas em mulheres. Para as que trabalham em setores de beleza, estética e saúde, é também importante ter conhecimento em franquia e inovação para entender como se destacar em um determinado setor.

Arrojado

Perfil: São maduros e engajados. A maioria é composta por homens que trabalham para fazer a empresa crescer. Dificuldades: Incerteza sobre o retorno financeiro e a conciliação da empresa com a vida pessoal. Como contorná-las: Para resolver problemas mais complexos, é necessário o conhecimento e experiência de empreendedores e investidores mais sofisticados. É recomendável procurar oportunidades de networking.

Independente

Perfil: São empreendedores geralmente estabilizados e maduros. Normalmente são casados e usam pouco a internet. Alguns exemplos são os donos de bar e vendedores ambulantes. Dificuldades: Acesso à informação e conciliação da vida familiar com a empresarial. Como contorná-las: Educação básica sobre administração de negócios e gestão de pessoas podem ajudar na implantação de melhores sistemas, processos e tecnologias para gerenciar o fluxo de caixa e pessoas.

Lutador

Perfil: São empreendedores geralmente informais e estabilizados, mas que não faturam muito. Em sua maioria, têm nível mais baixo de escolaridade e não acessam a internet. Dificuldades: Baixa renda e a falta de informações sobre como administrar o negócio. Como contorná-las: Cursos básicos, acessíveis e educacionais sobre como gerenciar um negócio e educação financeira.

Pragmático

Perfil: Empreendedores geralmente jovens e por conveniência. Normalmente usam muito a internet e redes sociais. Costumam trabalhar sozinhos. Dificuldades: Baixo faturamento anual e a falta de investimento. Como contorná-las: Procurar conteúdo prático e que possa ajudar a melhorar o modelo de negócios, especificamente em tópicos de marketing, inovação e educação financeira.

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