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Fernando Belleza é master franqueado da marca no Paraná. | Antônio More/Gazeta do Povo
Fernando Belleza é master franqueado da marca no Paraná.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Com duas unidades em funcionamento em Curitiba e outra em construção, a marca norte-americana de produtos e serviços para animais de estimação Petland planeja ter 40 franqueados no Paraná até 2020. O plano de expansão é motivado pelos resultados positivos da loja no bairro Batel que, em oito meses de funcionamento, recebe 1.200 clientes por mês.

O diferencial do modelo norte-americano de pet shop é ter atendentes bem treinados que garantem uma experiência positiva de compra. Quando o cliente chega à loja, a primeira coisa que o funcionário faz é preencher uma lista com informações essenciais para identificar as necessidades do animal de estimação. Com isso, consegue oferecer acessórios, rações e medicamentos adequados.

“Não existia uma rede especializada de pet shop em Curitiba, o que torna o mercado muito amador”, afirma o paranaense Fernando Belleza, master franqueado no estado responsável por atrair novos empreendedores para a marca. Segundo o empresário, há preferência por franqueados multimarcas, ou seja, pessoas que já invistam no mercado de franchising e que tenham boa capacidade de gestão.

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O foco da rede de franquia é a venda de acessórios, como brinquedos, camas, roupas e produtos em geral. As unidades também comercializam ração e medicamentos e oferecem serviço de banho e tosa. Para melhorar a receita dos franqueados, conta com venda de filhotes. A ação acontece em um espaço diferenciado, onde é possível a família interessada interagir com o animal antes de levá-lo para casa.

O investimento inicial para abrir uma unidade é R$ 350 mil e o faturamento pode chegar a R$ 876 por metro quadrado em um prazo de 24 a 36 meses. É necessário ter uma área de, no mínimo, 100 metros quadrados e uma equipe com cinco funcionários. O prazo de contrato é de cinco anos e são cobrados royalties de 5% sobre o faturamento bruto mensal.

Para garantir que o modelo seja repetido nas unidades franqueadas, o empreendedor e os funcionários recebem dez dias de treinamento para aprender sobre gestão e mundo pet. Uma vez por mês é feita auditoria nas lojas para avaliação do desempenho. Além disso, todas as unidades são obrigadas a participar de campanhas de adoção.

A rede Petland está presente em 11 países e tem 17 franqueados no Brasil. Em Curitiba, há uma loja em funcionamento no Batel e outra no Juvevê. Há também uma unidade em construção no bairro Boa Vista.

  • Primeira loja da marca em Curitiba foi no Batel.
  • Foco é vender acessórios.
  • Loja tem espaço para interação com filhotes.
  • Também são oferecidas aves.
  • Loja tem acessórios para vários pets.
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