Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reconhecimento

Prêmio Ozires Silva ganha equilíbrio

Maior compreensão do conceito de sustentabilidade ajuda candidatos a qualificar projetos concorrentes

Cerimônia de premiação: 19 projetos contemplados, entre 90 inscritos | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Cerimônia de premiação: 19 projetos contemplados, entre 90 inscritos (Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo)

Um bombeiro herói, retalhos de tecido, uma casa sem cimento e muito chocolate estão entre as 19 iniciativas contempladas pelo Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, promovido pelo Isae/FGV e Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), o Sebrae-PR e a Itaipu Binacional. A 7.ª edição teve 90 projetos de sete estados brasileiros inscritos nas categorias Empreendedorismo Ambiental, Econômico, Educacional e Social. Além disso, destacou uma personalidade nacional como inspiradora para entregar o primeiro troféu Líder Globalmente Responsável, arrematado pelo Maestro Elias, do Amapá, pelo trabalho com crianças carentes na formação de bandas e orquestras. A cerimônia de premiação foi realizada ontem, em Curitiba.

Uma das características desta edição foi o equilíbrio de inscrições entre as categorias. "A cada ano, os candidatos têm melhor compreensão sobre a abrangência do tripé da sustentabilidade: economia, meio ambiente e área social. Por sermos uma instituição de ensino, apostamos também na educação, como viés transformador da sociedade que precisa ser replicado", explica Maíra Ruggi, coordenadora de comunicação do Isae/FGV.

Outra novidade foi a defesa dos projetos para uma banca avaliadora, na segunda fase de seleção. Na primeira peneira, os jurados escolheram 42 finalistas para que viessem a Curitiba defender suas propostas. "Uma oportunidade de troca de experiências entre os concorrentes e a primeira chance de divulgar boas práticas, independente da premiação, uma vez que foi aberto ao público", explica Maíra.

Foi a partir dessa defesa que a organização selecionou os 19 vencedores, que incluiu três menções honrosas e empate em algumas categorias. Em cada uma delas, foram destacadas iniciativas por modalidade, como comunidade acadêmica, porte da empresa e pessoa física.

Social e econômico

Grandes empresas dão o exemplo

Em duas categorias diferentes – Social e Econômico – grandes empresas mostram que a abrangência nacional dos negócios também pode ser uma forma de replicar projetos sustentáveis. Com 2.455 funcionários e 320 mil peças produzidas por mês, a Indústrias Dudalina, de Blumenau, mantém 26 projetos sociais. O da geração de renda com patchwork foi selecionado para o Prêmio Ozires Silva de 2014. A doação de retalhos de tecidos, máquinas de costura e treinamento na técnica alcança 548 entidades em todo o país, em diferentes níveis de participação.

O Instituto Adelina coordena a distribuição dos kits de retalhos, o agendamento do curso para as entidades interessadas e a distribuição das máquinas. Desde 2008, quando o programa foi efetivado, 969 pessoas fizeram o curso. Para estimular a geração de renda, a Dudalina compra as sacolas sociais que podem ser produzidas pelos grupos. "Cada entidade tem autonomia para decidir sobre a produção", explica Patrícia Souza, coordenadora da área de responsabilidade social.

Chocolate artesanal

Na categoria Econômico, a Selecta/Duas Rodas, também de Santa Catarina, foi uma das vencedoras com o projeto Eu Que Fiz. A partir de uma pesquisa com doceiros e confeiteiros domésticos já estabelecidos como microempreendedores, que trabalhavam com chocolate artesanal, a empresa identificou a dificuldade de administração do negócio como uma das suas principais dificuldades.

O projeto foi criado para qualificar esses profissionais, tanto na área de gestão como na produção. Desde setembro de 2012, um caminhão-escola percorre as comunidades selecionadas, oferecendo cursos com até três horas de duração, em que os doceiros aprendem técnicas de administração e têm orientações sobre o negócio. Dez estados foram contemplados com o projeto, que registra a participação de 3,5 mil pessoas.

Vencedores 2014

Dos 90 projetos inscritos, 19 são vencedores da 7ª edição Ozires Silva de Sustentabilidade. Neste ano, os promotores incluíram uma premiação especial, para eleger um personagem transformador. Confira a lista completa.

Premiação especial

• Líder Globalmente Responsável: Maestro Elias (AM), condutor do projeto de iniciação musical com crianças carentes da região, com criação de bandas e orquestras.

Ambiental

• Comunidade acadêmica

Melhoria da saúde de agricultores familiares através da implantação de técnicas de saneamento na agricultura familiar (Jefferson de Queiroz Crispim – Campo Mourão/PR)

• Empresa de médio e grande porte

Recomposição da Vegetação em um trecho da Orla da Praia na Figueira (Itapoá, SC) com a participação dos atores sociais locais (Porto de Itapoá/SC)

• Empresa micro e pequena

Reserva particular de desenvolvimento sustentável - RPDS (Companhia Brasileira de Conservação de Florestas – Curitiba/PR)

Menção Honrosa para Piscicultura sustentável: dos Resíduos à Geração Bionegócios (Piscis – Jaguaribara/CE)

Pessoa física

• Habitações sustentáveis executada com passivos ambientais (Eglimaria Pereira Munhóz – Foz do Iguaçu/PR)

Social

• Comunidade acadêmica

A Responsabilidade Socioeconômica E Ambiental Na Sustentabilidade e Desenvolvimento Local: Estudo De Caso Da Associação De Catadores Resol (Elgson Decarle de Oliveira – Curitiba/PR)

• Empresa de médio e grande porte

Programa Cuide-se+: Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas e Prevenção do Câncer (Serviço Social Indústria do Estado do Paraná – Curitiba/PR) e Projeto Geração de Renda (Dudalina – Blumenau/SC)

• Empresa micro e pequeno porte

O Índice de Desenvolvimento da Educação Especial como ferramenta para melhoria contínua da gestão de Escolas Especiais (ASID Brasil – Curitiba/PR)

Pessoa física

• TA+ Tecnologia Assistiva (Sandra Sueli Vieira Mallin – Curitiba/PR)

Economia

• Comunidade acadêmica

Aumento da produção de etanol e da valorização do óleo fúsel pela produção de álcool isoamílico integrada à produção de etanol (Magno José de Oliveira – Campinas/SP)

• Empresa médio e grande porte

Projeto Eu que Fiz Selecta/Duas Rodas(Duas Rodas – Jaraguá do Sul/SC)

• Empresa micro e pequeno porte

Pré-incubação de Projetos de Empresas em Telêmaco Borba Gerando Novos Negócios(SENAI – Telêmaco Borba/PR)

Menção honrosa para Crédito Produtivo E Orientado: Inovação e Crescimento Gradativo (Confia Microfinanças e Empreendedorismo – São Paulo/SP)

Educacional

• Comunidade acadêmica

As Aventuras de Bomberix (Marcelo de Carvalho – Curitiba/PR)

• Empresa médio e grande porte

Água: Conhecimento para Gestão (Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu/PR)

Menção honrosa para Programa Cultivando Água Boa / Educação Ambiental para Sustentabilidade (Itaipu Binacional – Foz do Iguaçu/PR)

• Empresa micro e pequeno porte

Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento (Sociedade Global – Curitiba/PR)

Pessoa física

• Aspectos Educacionais de um Sistema de Medição com Aplicações em Design, Arquitetura e Engenharia: abordagem didática de uma maleta portátil (Paulo Urbano Avila –Cotia/SP)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.