• Carregando...
Empresa de cicloturismo Kuritibike coloca turistas no selim para conhecer obras de arte urbanas em Curitiba | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Empresa de cicloturismo Kuritibike coloca turistas no selim para conhecer obras de arte urbanas em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

No Sul

Serra Gaúcha se mobiliza para entrar no radar de turistas

Conhecida como um destino atrativo no inverno, a Serra Gaúcha quer se transformar em um roteiro ideal para os turistas em qualquer época do ano. De olho na Copa, empresários do segmento e órgãos de turismo elaboraram novos pacotes. Além de reforçar roteiros enoturísticos, a novidade ficou por conta de parcerias entre cidades (e até mesmo estados) para contemplar destinos mais recheados de atrações.

Um exemplo dessa união é o roteiro Canyons do Brasil, com Cambará do Sul (RS), Praia Grande (SC) e Jacinto Machado (SC). É a primeira vez que os municípios trabalham juntos na promoção dos paredões naturais. "Com essa iniciativa, todo mundo ganha: as três cidades atraem mais turistas e os visitantes têm mais opções de lazer. A ideia surgiu porque notamos que muita gente ia até a parte de cima dos cânions e depois queria descer para tomar banho, mas não podia porque isso não estava incluído, já que era outra cidade", explica Bruna Teresa Silva Pereira, da Associação do Tigre Preto, operadora que comercializa o novo pacote.

Gramado também está lançando novidades para manter-se entre os grandes destinos do país, às vésperas do Mundial e criou pacotes temáticos, que miram os roteiros em eventos da cidade (como o Festival de Cinema e a Festa da Colônia). No Vale dos Vinhedos, região que envolve Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o enoturismo ganhou 12 novos roteiros, como o Caminho do Moscatel, de Farroupilha, e o Compassos da Mérica Mérica, de Flores da Cunha. A região registra crescimento anual de 20% de visitantes. Só em 2012, 248 mil turistas passaram pelo destino.

Agência RBS

Poder de atração

Mais do que criar produtos turísticos, é preciso fazer o turista vir a Curitiba durante o Mundial. Na avaliação de Dario Paixão, presidente do Curitiba, Região Metropolitana e Litoral Convention & Visitors Bureau, (CCVB), a cidade precisa traçar um plano de mídia agressivo nos países que virão jogar aqui, com enfoque na Espanha e Rússia. "Precisamos reforçar a estratégia de divulgação do destino, apostar em promoções nas redes sociais, operadores turísticos dos países emissores, feiras e viagens de conhecimento", indica.

Espanhóis, russos, australianos, equatorianos e hondurenhos devem vir para Curitiba. Também são esperados sul-americanos, que estariam dispostos a conhecer o Brasil e viver a experiência de uma Copa do Mundo perto de casa. Esse é o cenário com que o mercado de turismo terá de trabalhar durante o Mundial neste ano. Ainda que o sorteio das equipes não tenha sido muito camarada com a capital, deixando aqui as seleções de países com média baixa de gastos em viagens ao exterior, empresários e órgãos de turismo se esforçam para criar produtos que possam atrair e aumentar a permanência do visitante na cidade. A Fifa orienta para que os roteiros alternativos seja feitos em um raio de até 150 km ou duas horas de voo.

"Curitiba será a base da seleção espanhola, atraindo a imprensa de lá, além do torcedor. Registramos também a procura de pacotes por australianos e o interesse de grupos do Equador e de Honduras. Teremos um perfil interessante de visitantes", avalia Adonai Arruda Filho, presidente do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, entidade que reúne seis empresas do segmento.

Formado há cinco anos, o Núcleo ajudou a redefinir os roteiros, criando produtos mais adequados à imagem que Curitiba tem no Brasil e no exterior. "Antes, nossos passeios levavam o turista para fora: Ilha do Mel, Beto Carrero e Vila Velha, por exemplo. Alinhamos roteiros ao perfil de cidade sustentável", explica a consultora do Sebrae, Patrícia Albanez.

O resultado foi a criação de roteiros temáticos para mostrar aspectos típicos da cidade de forma inovadora. A empresa de cicloturismo Kuritibike, por exemplo, leva turistas para conhecer obras de arte urbanas, expostas em painéis, grafites e monumentos. "Pedalar nos parques é o mais comum, mas criamos roteiros especiais, para mostrar outras curiosidades da cidade", explica Gustavo Carvalho.

Outras opções estão sendo formatadas pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (Ctur), baseada em propostas levadas pelo próprio trade. Serão circuitos gratuitos, autoguiados, a exemplo do Curta Curitiba a Pé, que indica pontos históricos no Centro, em material de apoio ao turista. Entre as propostas, o Ctur pretende investir em rotas de cicloturismo, gastronomia, religião e até de bird watching (observação de pássaros). O próximo passo é avaliar com os empresários do setor quais os roteiros mais interessantes. "Vamos buscar os parceiros mediante a viabilidade que o mercado vai nos indicar", explica Cristiane Santos, diretora de turismo do Ctur.

Passeios

Os roteiros criados para marcar os cinco anos do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba estão entre as opções que o turista terá para fazer durante o Mundial.

Rota Alemã

O circuito demora quatro horas, passa por pontos relevantes da imigração alemã na cidade e custa a partir de R$ 115 por pessoa, para grupos a partir de duas pessoas, na Special Paraná, no site www.specialparana.com/turismo/pt ou no fone 3232-1314.

Trem e moto na Serra do Mar

A Serra Verde Express combina duas modalidades de transporte para explorar a Serra do Mar. O viajante faz um trecho de trem e o outro de moto, que pode ser própria ou alugada. A descida de trem e a subida de moto própria, por exemplo, custa a partir de R$ 143, para um passageiro. Informações no site serraverdeexpress.com.br ou no fone 3888-3488.

Lapa

A pouco mais de 70 km de Curitiba, o município da Lapa conta a história dos tropeiros em casas coloniais, ruas de pedra e a comida típica. O roteiro inclui o transporte, citytour, almoço tropeiro, guia e café. A partir de R$ 299, para duas pessoas, na AH Turismo. Informações no site www.ahturismo.com.br ou no fone 4063-7598.

Arte Bike Tour

Dá para conhecer Curitiba de bicicleta sob diferentes aspectos. A Kuritibike tem roteiros temáticos, e um dos mais interessantes é o Arte Bike Tour, que percorre mais de 60 obras de artistas de diferentes técnicas e escolas. O passeio demora de três a quatro horas e tem saídas diárias, por a partir de R$ 60 por pessoa, com mínimo de duas pessoas. Mais no site www.novo.kuritbike.com ou nos fones 9656-2951 e 9103-6861.

By Night Comedy

O citytour noturno em Curitiba é rápido, porque a noite vai ser de comida e diversão no Curitiba Comedy Club, casa inspirada nos clubes americanos. É recomendado para maiores de 14 anos e tem até cinco horas de duração, por a partir de R$ 185 por pessoa, de terça a sábado. Informações na Onetour Turismo, fone 3222-3491, ou no site www.onetur.com.br

Rota do Café

Em um fim de semana, o visitante vai conhecer todo o processo de produção de café no interior do estado, da plantação à bebida pronta para o consumo. A visita em fazendas históricas na região do Norte Pioneiro é feita de van, com saída de Curitiba e hospedagem em Londrina. Na BWT Operadora, fone (41) 3888-3499.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]