• Carregando...

Atuar no segmento de e-commerce é um plano com que muitas empresas algum dia já sonharam em desenvolver. Muitas ainda não o fizeram por entender que o momento não é o mais adequado, outras, em virtude de não possuir saúde financeira para investir neste novo negócio. Cícero Caiçara Junior, consultor em e-commerce da FBITS e-Business Partner, mostra um caminho para ser percorrido nessa área.

Veja seis passos fundamentais pata iniciar um projeto de e-commerce:

Produtos com margem boa de lucratividade: Identifique um mix de produtos que possibilite uma boa margem de lucratividade. Isso é fundamental para o sucesso no e-commerce.

Mix atrativo e com menor concorrência possível: A escolha de um mix variado é fundamental. Opte por produtos diferenciados e que possua a menor concorrência possível. Fuja de produtos "commodities" (sem diferencial competitivo e de fácil comparação).

Planejamento estratégico: Construa um plano consistente, que aborde um estudo minucioso da concorrência e que contemple uma análise financeira cuidadosa e projetada para pelo menos três anos.

Loja virtual adequada ao negócio: A escolha da plataforma é uma questão técnica que também deve envolver uma análise do quanto se quer crescer e quando isso deve acontecer. Cuidado para não optar por soluções muito simples e barata. Às vezes, o investimento em uma solução robusta, flexível e ágil pode fazer a diferença no sucesso do negócio.

Plano de divulgação: Assim que sua loja estiver no ar, é hora de colocar em prática o seu plano de comunicação ou de marketing. Busque inicialmente escolher os canais com melhor custo x benefício e segmente as ações de acordo com o público-alvo que possui potencial para adquirir seus produtos.

Busque assessoria ou consultoria especializada: Tendo em vista as especificidades do e-commerce, é recomendada a contratação de uma consultoria especializada que poderá ajudá-lo a não cometer erros básicos, encurtar caminhos, potencializar seus pontos fortes, corrigir eventuais distorções de entendimento e a validar o seu plano de negócios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]