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Asap Log opera com sete veículos, mas frota pode quadruplicar em breve, segundo Rafael Mendes. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Asap Log opera com sete veículos, mas frota pode quadruplicar em breve, segundo Rafael Mendes.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Já se foi o tempo em que as pessoas não se sentiam seguras para fazer compras pela internet. Em constante crescimento, os e-commerces ainda se deparam com desafios na competição com as lojas físicas, como a agilidade na entrega.

De olho nessa oportunidade, a empresa curitibana Asap Log, especializada em soluções logísticas, lançou neste ano o serviço de entrega no mesmo dia, ou Same Day Delivery, com o qual espera incrementar seu faturamento em até R$ 100 mil até o fim do ano.

Investimento acompanha otimismo do comércio virtual

Segundo o empresário Rafael Mendes, o cenário de crise no país não intimidou o plano de investimentos da Asap Log, que aposta no crescimento da modalidade de comércio on-line. “A pizza está diminuindo, mas a fatia do e-commerce só aumenta. Queremos estar preparados”, afirma.

De acordo com o relatório Webshoppers 2015, do E-bit, em 2015 as vendas on-line de bens de consumo no Brasil devem atingir R$ 43 bilhões, 20% a mais que no ano passado. Devem ser 122,9 mil pedidos virtuais ao longo do ano, quase 20 mil a mais que em 2014, quando o país contava com 61,6 milhões de consumidores on-line.

Depois de registrar queda de 3% por dois anos seguidos, o valor do ticket médio cresceu 6% no último ano, ficando em R$ 347, e deve fechar 2015 em R$ 350.

Os segmentos de moda e perfumaria seguem entre os favoritos dos compradores da web, com 17% e 15% dos pedidos, respectivamente, seguidos de eletrodomésticos (12%), livros e celulares (8%).

Os empresários Nelson e Rafael Mendes, pai e filho, fundaram a empresa em 2010, já com foco em soluções para distribuição de mercadorias do varejo. Atentos às demandas dos clientes, investiram R$ 400 mil no desenvolvimento do serviço de entrega no mesmo dia, montante que, segundo Rafael, deve chegar a R$ 1 milhão.

“Percebemos que o prazo de entrega pesava muito na escolha entre diferentes sites ou a loja física. A ideia era desenvolver uma solução para atender a essa ansiedade do consumidor” diz, fazendo jus ao nome Asap, sigla do termo inglês “as soon as possible”, que significa o mais rápido possível.

Os clientes, em grande maioria de São Paulo, atuam nos segmentos de moda, esportivo, peças e acessórios automotivos, petshop e eletrônicos, e em breve deve fazer entregas de livros e artigos para bebês.

Com capacidade para 200 entregas diárias na cidade, a empresa conta com uma frota de sete veículos, que deve ser quadriplicada, caso quatro gigantes do e-commerce, em fase de negociação, consolidem parceria.

Para as lojas que não possuem centro de distribuição próprio na capital paranaense, a Asap Log oferece, além da entrega, estocagem em um centro compartilhado, com área aproximada de 400 m², com todos os serviços inclusos, como recebimento, controle e preparação dos pedidos.

“Não existe mágica no transporte. No nosso país, ele é rodoviário e leva tempo, por isso manter o estoque perto do cliente é uma estratégia para agilizar a entrega e oferecer diferencial”, diz Rafael.

Até 2017, a empresa deve estar presente também em Londrina, Maringá e Santa Catarina, com plano de expansão também para o Rio Grande do Sul.

Inovação

Ainda em fase de estudo, um novo projeto da Asap Log deve ajudar a solucionar outro problema, o recebimento de mercadoria, já que os clientes dificilmente estão em casa no horário das entregas.

A ideia é criar uma rede de estabelecimentos cadastrados, como postos de gasolina, padarias e farmácias, por meio da qual o cliente possa direcionar a entrega a um local perto de sua casa e retirá-la posteriormente, no horário de sua preferência. Nos supermercados, a proposta é instalar, em contêineres, pontos próprios da empresa para recebimento e retirada das encomendas.

De olho nas tendências do mercado internacional, a companhia também deve iniciar em agosto testes práticos para uso de drones nas entregas, a exemplo do que a gigante Amazon está fazendo nos Estados Unidos.

“No Brasil, temos oferta de serviço, mas falta qualidade e inovação”, avalia Rafael.

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