Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No Linux

Empresa russa identifica 1º vírus para iPod

Praga ataca somente tocadores com sistema operacional Linux. Vírus não causa danos, mas representa alerta para futuras ameaças

Na semana em que a Apple anunciou ter vendido 100 milhões de tocadores digitais iPod, uma empresa de segurança identificou o primeiro vírus que tem como alvo esse portátil. De acordo com a companhia russa Kaspersky Lab, a praga chamada Podloso ataca somente os tocadores com versões do sistema operacional Linux -- uma alternativa usada por aqueles que querem ampliar as funções do aparelho.

Essa especificação torna a praga menos ameaçadora, já que um número restrito de usuários opta por utilizar Linux em seus tocadores, mas representa um alerta para os donos desse tocador digital. Além disso, o código não causa qualquer dano ao tocador ou aos arquivos.

"O primeiro vírus para iPod não tem nenhuma função perigosa e não representa risco para os usuários, mas prova que é possível infectar os dispositivos no futuro", afirmou a empresa de segurança. Esse tipo de código é chamado de prova de conceito, criado para comprovar a possibilidade de uma plataforma ser infectada.

O iPodLinux Project é uma das alternativas para usuários que querem instalar esse sistema operacional no tocador da Apple. Em sua página na internet, os organizadores do projeto afirmam que o Linux permite uma infinita expansão do portátil, dando outras funções além de tocador digital a esse aparelho.

Modus operandi

O vírus não se propaga sozinho; ele chega ao iPod quando o usuário instala no tocador um aplicativo para Linux já infectado. Depois de executado, o código é armazenado no tocador, instalando-se em suas pastas, explica a Kaspersky Lab. O programa então escaneia o disco-rígido do iPod e contamina os arquivos com extensão ".elf". Ao tentar acessar estes arquivos, o malware apresenta a frase "You are infected with Oslo, the first iPodLinux Vírus" ("você está infectado pelo Oslo, o primeiro vírus para iPods com Linux").

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.