Empresários paranaenses e americanos se reuniram ontem em Curitiba para discutir possíveis parcerias em diversos setores. Um grupo de 11 empresas do estado americano de Washington fez contato com 37 companhias paranaenses em cinco rodadas de negócios de meia hora cada, de onde saíram alguns resultados positivos. O evento ocorreu no Graciosa Country Clube e foi promovido pela prefeitura de Curitiba, por meio da Curitiba S/A, Secretaria de Estado da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN).
Segundo o coordenador do CIN, Vinícius Gasparetto, os empresários americanos ficaram muito satisfeitos com o encontro e pretendem voltar ao estado no futuro para fechar negócios. Até o início da noite de ontem nenhum negócio havia sido anunciado. "Os empresários passaram em outros estados antes de vir para cá e disseram que aqui encontraram mais oportunidades", afirmou. As áreas que despertaram maior interesse foram meio ambiente, tecnologia da informação, serviços de infra-estrutura e logística, educação, além das áreas social e cultural.
Bill Center, presidente do Washington Council on International Trade (Comissão de Washington para o Comércio Internacional), organização de empresas norte-americanas que trouxe a comitiva, comentou que o Brasil foi escolhido por ser uma das maiores potências emergentes do mundo. De acordo com ele, Curitiba atraiu a atenção dos americanos por ser uma cidade onde há planejamento urbano e social, com um cuidado especial na reciclagem de lixo. "Estamos vendo o Brasil como uma economia gigantesca e emergente e, dentro do Brasil, Paraná e Curitiba são destaque. Por isso decidimos trazer esta missão para cá", disse.
Algumas empresas chamaram a atenção em ambos os lados, como a 3TIER Environmental Forecast Group, especializada em tecnologia de previsões climáticas para fontes de energia renovável, que deve fechar contratos com a Copel e a Sanepar. Na porção tupiniquim, a Iesa Projetos, Equipamentos e Montagem S/A mereceu destaque dos americanos pela sua solução logística em transporte de matéria-prima nos portos, enquanto a IC Information Center apresentou um software de gerenciamento de indicadores de desempenho.



