Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estudo

Empresas se atualizam para vender mais gastando menos

Se por um lado há desperdício de dinheiro por falta de investimentos em tecnologia, por outro há empresas se atualizando para melhorar seus resultados. Nos últimos três anos, a unidade de Curitiba da fabricante de eletrodomésticos Electrolux, por exemplo, conseguiu reduzir o tamanho do estoque em 33%. "Quanto menor o estoque, menor o custo que eu tenho para mantê-lo", comemora o gerente de Logística de Captação da Electrolux, Marcelo Felipe.

A redução foi possível graças à adoção do sistema Kanban de suprimento automático de matéria-prima, desenvolvido por japoneses. Pelo sistema, os fornecedores da fábrica são informados por meio de um portal de negócios na internet sobre a situação do estoque da Electrolux. Sem a necessidade de um pedido, o próprio fornecedor se encarrega de abastecer a fábrica – ele decide o quanto vai entregar, e quando. "Ele tem que se manter entre o mínimo e o máximo, não pode deixar faltar, nem entregar demais. Mas ninguém precisa conversar com ninguém", conta o gerente.

Na palma da mão

A Spaipa, fabricante e distribuidor da Coca-Cola no Paraná e interior de São Paulo, também encontrou no investimento em conectividade uma maneira de aumentar seus lucros. Em 2001, os vendedores começaram a trabalhar com palmtops (computadores de mão) conectados a um celular. Com isso, no fim do dia eles transmitiam os pedidos para a fábrica, que tratava de checar o estoque e providenciar a entrega no dia seguinte. "Mas às vezes já era de madrugada e ainda estávamos organizando a frota para atender os clientes", conta o gerente de Tecnologia da Informação da Spaipa, Cláudio Fontes.

De lá pra cá, a tecnologia evoluiu, e os aparelhos foram substituídos por novos, com capacidade para transmitir dados, emails e fotografias, e que funcionam como telefone celular. "O vendedor transmite tudo da rua. Agora já conseguimos saber até determinado momento do dia qual deve ser o volume de entrega para o dia seguinte. Não é preciso mais esperar até a noite", explica Fontes.

Hoje os supermercados do centro de Curitiba já são abastecidos no mesmo dia em que fazem o pedido. Além disso, os vendedores não precisam mais ir todos os dias até a sede da Spaipa. "Eles têm mais tempo para dedicar ao cliente, e podem voltar mais cedo para casa também", afirma.

A Spaipa não divulga o valor investido na nova tecnologia – foi preciso ainda desenvolver um software para implantar o sistema. Mas o gerente Cláudio Fontes garante que "não foi nada muito vultoso". O tempo ganho, segundo ele, foi traduzido em lucro maior. "Nós habilitamos nossa força comercial para dedicar-se a vendas de maior valor agregado".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.