• Carregando...
Boias circulares transformam a força do oceano em energia elétrica. | Reprodução/Carnegie Wave Energy
Boias circulares transformam a força do oceano em energia elétrica.| Foto: Reprodução/Carnegie Wave Energy

Uma empresa australiana acaba de lançar o projeto de uma planta de energia maremotriz, que aproveita a força do oceano para gerar energia. Criada pela Carnegie Wave Energy, a estrutura é uma nova versão de um modelo já executado e patenteado pela empresa, e é anunciada como “a planta mais importante e avançada tecnologicamente para testes e desenvolvimento de energia renovável de oceanos do mundo”. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Leia mais sobre energia e sustentabilidade

O sistema utiliza as bóias CETO, estruturas que se assemelham a grandes tanques circulares. Essas carcaças são amarradas a uma âncora no fundo do mar e permanecem totalmente submersas, característica que é o diferencial do complexo. Em entrevista ao The Guardian, Michael Ottaviano, diretor-gerente da Carnegie , explica que a estrutura foi desenvolvida para priorizar a sobrevivência a longo prazo dos tanques no oceano mais do que a eficiência na conversão de energia.

“Você pode ter a tecnologia mais eficiente, mas se acabar estragando após a primeira grande tempestade, não vale nada”, diz Ottaviano. “[ O CETO] Nunca atinge a superfície. Podemos simplesmente acompanhar uma onda grande enquanto ela passa pela boia, que segue o fluxo para cima e para baixo”.

O movimento de subida e descida é a base da tecnologia de energia de ondas da Carnegie. Em harmonia com as ondas oceânicas, o movimento conduz água a uma bomba. Agora, na última geração das boias, a CETO 6, um sistema acoplado dentro do tanque irá converter a água pressurizada em eletricidade limpa, que será transportada para fora do oceano por um cabo.

Infográfico explica funcionamento do CETO 6.Reprodução/Carnegie Wave Energy

Investimentos

Formada em 2006, a empresa australiana acaba de lançar seu projeto de energia ondas de US $ 90 milhões em Cornwall, no Reino Unido, depois de receber US $ 15,5 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para executar a primeira fase.

Maior do que os modelos anteriores, cada unidade da CETO 6 tem diâmetro de 20 metros, uma capacidade de geração de 1 megawatt, e foi concebida para durar 12 meses.

O diretor vislumbra um futuro para o método principalmente para fornecimento de energia para ilhas, por estarem cercadas pelo mar. Ilhas também costumam ter grande dependência de combustíveis fósseis importados, o que os deixa em altas taxas de emissões de CO2 e volatilidade de preços, conforme Ottaviano.

Até então, a principal dificuldade da energia das ondas é o fato de ser “um recurso de densidade de energia bastante baixa em muitos lugares, por isso pode exigir uma quantidade razoável de infra-estrutura”, esclarece Stephen Doig, diretor do Instituto Rocky Mountain, que auxilia na implantação de energias renováveis em ilhas. Ainda assim, trata-se de um método a ser explorado, principalmente por ser inesgotável, renovável e promover energia sem emissão de poluentes.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]