Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TECNOLOGIA

Energia solar já é mais barata que carvão em vários países

A previsão é que o mesmo aconteça no Brasil e nas demais nações que não possuem grandes reservas de carvão em 2020

Painéis instalados nos Andes: Chile bate recorde com negócios para geração de energia solar. | Divulgação/Governo do Chile
Painéis instalados nos Andes: Chile bate recorde com negócios para geração de energia solar. (Foto: Divulgação/Governo do Chile)

A energia solar já é mais barata do que o carvão em algumas partes do mundo. Em menos de uma década, é provável que se torne a opção de menor custo quase em todos os lugares.

Em 2016, países como Chile e Emirados Árabes Unidos bateram recordes com negócios para a geração de energia solar por menos de US$ 0,03 por kilowatt-hora, metade da média global da energia gerada por carvão. Agora, a Arábia Saudita, Jordânia e México estão planejando leilões e licitações para este ano com o objetivo de derrubar ainda mais os preços.Quem está aproveitando essa oportunidade são empresas como a italiana Enel, e a irlandesa Mainstream Renewable Power, que ganharam experiência na Europa e agora procuram novos mercados no exterior por causa da redução de subsídios em seus países de origem.

Desde 2009, os preços da energia solar caíram 62%, com cada parte da cadeia de fornecimento reduzindo custos. Isso ajudou a reduzir os juros dos empréstimos bancários e elevou a capacidade de produção dos fabricantes de equipamentos para níveis recordes. Em 2025, o custo médio global da energia solar poderá ser menor do que o carvão, segundo a Bloomberg New Energy Finance.

Leia mais sobre energia e sustentabilidade

“Esses são os números que estão mudando o jogo, e estão se tornando normais em vários mercados”, diz Adnan Amin, diretor geral da International Renewable Energy Agency, um grupo intergovernamental com sede em Abu Dhabi. “Toda vez que você dobra a capacidade de produção, você reduz o preço em 20%.”

A evolução tecnológica tem sido crucial no estímulo à indústria, desde o uso de serras diamantadas que cortam melhor as placas solares, até células que geram mais energia com a mesma radiação solar. Outro fator é a economia de escala e ganho de experiência dos fabricantes de equipamentos adquiridos desde que o boom no setor começou há uma década, dando à indústria uma vantagem crescente na competição com os combustíveis fósseis.

O custo de um sistema fotovoltaico com mais de um megawatt será de 73 centavos de dólar por watt em 2025, comparado com US$ 1,14 hoje, uma queda de 36%, projeta Jenny Chase, chefe de análise em energia solar da New Energy Finance. Isso está em linha com outras previsões, como a GTM Research, que estima que o custo será de 75 centavos de dólar por watt em 2021.

Efeito Walmart

A cadeia de suprimento desse setor está experimentando um “efeito Walmart”, com o crescimento de volumes e redução de margens, segundo Sami Khoreibi, fundador e CEO da Enviromena Power Systems, uma empresa de Dubai.

A velocidade com que o preço da energia solar vai cair abaixo do custo do carvão vai variar em cada país. Lugares que importam carvão ou taxam indústrias poluidoras, como a Europa e o Brasil, verão esse momento chegar em 2020, ou antes. Países com grandes reservas de carvão, como Índia e China, provavelmente levarão mais tempo.

Na China, maior mercado solar, o custo deve ser menor do que o do carvão em 2030, segundo a New Energy Finance. O país ultrapassou a Alemanha como a nação com a maior capacidade instalada e o governo procura elevar o uso da tecnologia para cortar suas emissões de carbono e estimular o uso de energia renovável. A instabilidade ainda é um problema, especialmente em áreas ensolaradas do país onde linhas de transmissão congestionadas obrigam muitas plantas a desligarem a geração.

Além da redução de custos da tecnologia, joga a favor da energia solar a realização de leilões que forçam as empresas a competirem para reduzir os preços de fornecimento. Em agosto, o Chile fez um leilão com um contrato que paga 2,91 centavos de dólar por kilowatt-hora. Em setembro, os Emirados Árabes Unidos fizeram um leilão que obteve o kilowatt-hora por 2,42 centavos de dólar. As empresas toparam oferecer preços menores na expectativa de redução do custo da tecnologia no futuro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.