• Carregando...
Com capacidade de limpar cerca de 31 mil metros cúbicos de ar por hora, a torre funciona como um purificador . | Reprodução/Studio Roosegaarde
Com capacidade de limpar cerca de 31 mil metros cúbicos de ar por hora, a torre funciona como um purificador .| Foto: Reprodução/Studio Roosegaarde

Um pedaço do céu de Pequim vai ficar um pouco mais limpo nos próximos meses, graças a uma obra de arte pública que suga a poluição do ar e a transforma em joias. Chamada de “Smog Free” a estrutura faz parte de um projeto criado pelo artista holandês Daan Rosegaarde e a equipe do Studio Roosegaarde, e foi lançada em um parque da capital chinesa na última quinta-feira (29). As informações são do portal Huffington Post.

Anel produzido com a poluição coletada pela torre. A parte preta do acessório tem a poeira obtida em 1000 metros cúbicos de ar .Reprodução/Studio Roosegaarde

Com capacidade de limpar cerca de 31 mil metros cúbicos de ar por hora, a torre funciona como um purificador em larga escala que deixa o ar mais “respirável” em seus arredores, segundo o estúdio de design.

A construção funciona utilizando uma pequena quantidade de eletricidade e, principalmente, energia eólica. Com base em uma tecnologia de íons, consegue capturar 75% das partículas que medem entre 2,5 e 10 micrômetros.

Veja fotos do Smog Free Project

Em entrevista à CNN Money, Roosegaarde explicou que o processo funciona por atração, como quando há eletricidade estática: “Basicamente funciona como quando você esfrega um balão. Ele fica eletricamente carregado e atrai o seu cabelo, por exemplo”. No caso da Smog Free Tower, os itens atraídos são substâncias poluentes, que se parecem com uma poeira preta.

Toda a “poeira” coletada é comprimida em um material que o designer usa para adornar anéis e abotoaduras. Cada acessório contém partículas recolhidas de 1.000 metros cúbicos de ar limpo para a cidade.

O projeto será levado para diversas cidades chinesas no próximo ano, e Roosegaard planeja construir mais torres. Parte do objetivo é motivar a população a pensar a respeito da poluição, e encontrar meios próprios de diminuí-la.

“Não é apenas uma obra de arte... É o início de uma guerra contra a poluição”, explicou o artista. “É claro que uma torre como essas não é suficiente para solucionar o problema de uma cidade inteira, mas basta apenas uma pedra no rio para criar uma ondulação, criar mudança”. A ideia de concepção da torre surgiu para Roosegaard em uma viagem que fez para Pequim há três anos, quando percebeu que era impossível ter uma visão clara a partir da janela de seu hotel, por conta da poluição.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas que vivem em áreas urbanas estão expostas a quantidades de poluição do ar que excedem os níveis de qualidade mínimos estabelecidos pela instituição. Isso significa que projetos como o Smog Free Project podem fazer a diferença e diminuir a probabilidade da incidência de doenças do coração e câncer de pulmão e asma.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]