Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

EPE diz que duas usinas no PA são prioridade para 2012

Serão as primeiras usinas no novo modelo de plataformas, idealizadas para funcionar em áreas preservadas ambientalmente

O governo federal planeja colocar em leilão até o fim de 2012 as usinas de São Luiz de Tapajós e Jatobá, duas das cinco que integram o complexo hidrelétrico do Rio Tapajós (PA). Serão as primeiras usinas no novo modelo de plataformas, idealizadas para funcionar em áreas preservadas ambientalmente. Ao todo, o complexo terá capacidade para gerar 10,6 mil megawatts.

"A prioridade para 2012 são as usinas de São Luiz de Tapajós e Jatobá. A ideia é botá-las em leilão até o final do ano que vem" anunciou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, durante o simpósio Energy Summit 2011, no Rio.

De acordo com o executivo, os projetos das duas usinas ainda estão em processo de estudos pela Eletrobrás. Estudos concluídos seguirão para a análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"Temos que ter autorização para entrar nas áreas, que são de preservação ambiental", afirmou Tolmasquim, que falou que a bacia do Rio Parnaíba (PI) não terá mais cinco hidrelétricas como inicialmente projetado. Agora serão três (Estreito Parnaíba Castelhano e Cachoeira), porque as outras duas (Ribeiro Gonçalves e Urucuí) tiveram os licenciamentos ambientais vetados pelo Ibama.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.