i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
serviço médio porte

Criança é assunto sério

Escola Pequeno Polegar inova na proposta pedagógica e na gestão empresarial

  • PorGisele Eberspächer, especial para a Gazeta do Povo
  • 10/12/2014 21:06
Pátio é dividido em territórios temáticos com diferentes materiais e conteúdos | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Pátio é dividido em territórios temáticos com diferentes materiais e conteúdos| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
  • Terezinha e Haroldo Andriguetto: olhar empresarial não reduz atenção pedagógica

Trabalhar com 402 crianças todos os dias pode não parecer um ambiente empresarial, mas foi inovando a gestão que a Escola Pequeno Polegar se destacou dos concorrentes e registrou um grande crescimento durante 31 anos de atividades.

Assista ao vídeo e conheça melhor a empresa premiada

Administrada pela família Andriguetto, a escola de São José dos Pinhais tem 52 funcionários. Em 2011, a empresa decidiu prezar mais pela gestão empresarial, adotando práticas de gerenciamento, treinamento e inovação. "Com a concorrência maior, buscamos entregar mais valor para nossos clientes", explica o coordenador Haroldo Andriguetto Junior.

Visão

Para isso, escolheram três pilares principais: inovação da proposta pedagógica, criação de valor para os clientes e treinamento mais intensivo dos colaboradores. As ações para cada um são pensadas a partir da missão e valores definidos e incluem todos os colaboradores da empresa.

O treinamento acontece em três frentes: técnicos, para atualizar os procedimentos profissionais; empresariais, para reforçar a estratégia; e sociais, para desenvolver a responsabilidade social da empresa. Para Andriguetto Junior, essa é uma ação essencial. "Os funcionários entram em contato com as crianças o tempo todo. O tratamento precisa estar em sintonia fina com a estratégia empresarial".

Histórico

A escola foi criada em 1983 em apenas uma casa e hoje já agregou outros três terrenos na mesma quadra. A ideia foi de Terezinha de Fátima Andriguetto, diretora da escola, que tinha o sonho de trabalhar com crianças.

Durante os 31 anos de experiência, Terezinha percebeu a necessidade de mudar a proposta pedagógica, que deveria ser mais adequada para as crianças e pais contemporâneos. Essa é uma das inovações da Pequeno Polegar: aliar diversas maneiras de ensinar para desenvolver diferentes áreas.

Uma das técnicas foi a criação dos territórios de aprendizagem. Pequenos espaços temáticos preparados em um pátio maior apresentam diferentes materiais e atividades que desenvolvem o lado cognitivo e criativo dos alunos.

Para Terezinha, a inovação deriva de muita pesquisa, tanto que a pedagoga viajou para ver essa atividade sendo aplicada em escolas internacionais antes de adotá-la aqui. "Sempre que consigo, eu mesma preparo os territórios. Gosto muito do trabalho e sempre fico com as crianças, fazendo parte dos projetos. Não fico dentro da sala de direção", conta.

Aplicativo e portal informam rotina aos pais

Para aumentar o diálogo com os pais e criar mais valor para os clientes, a Pequeno Polegar desenvolveu um portal e um aplicativo em que os pais podem se informar sobre o cotidiano da escola e dos filhos durante o dia. "Um dos maiores desafios desse setor é criar uma relação de confiança com os pais, que precisam deixar os filhos com a gente. Esse tem sido um canal para fortalecer nosso diálogo", aponta Andriguetto Junior.

O projeto de comunicação começou por um portal e agora também funciona com um aplicativo para dispositivos móveis. Nesses meios, os pais recebem atualizações do que acontece na escola: quais foram as atividades realizadas, as refeições servidas e a agenda dos próximos dias. Eles podem também entrar em contato com a instituição, acessar informações sobre pagamento das mensalidades e comprar uniformes escolares. O sucesso da nova ferramenta já foi mensurado: em uma pesquisa aplicada pela própria escola, os pais aprovaram a iniciativa.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Bem Feito no Paraná 2014 | 2:48

Criança é negócio sério

Escola premiada pelo Bem Feito no Paraná, o Pequeno Polegar, mostra como inova na proposta pedagógica e na gestão empresarial. Ensino voltado para as fases iniciais da vida escolar, mas também para a vida toda.

VER MAIS VÍDEOS

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.