• Carregando...

O maior encontro sobre educação financeira do Brasil, a Expo Money, começou nesta sexta-feira (12) em Curitiba. O evento, que já acontece há mais de dez anos, oferece um circuito de palestras gratuitas sobre temas variados: aposentadoria, tesouro direto, empreendedorismo, investimentos, educação financeira, gestão da carreira, franquias, dívidas, entre outros.

O evento termina no sábado (13). Depois de Curitiba a Expo Money ainda vai ser realizada em outras oito cidades brasileiras: Recife, Florianópolis, Salvador, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Veja alguns temas tratados no primeiro dia de palestras:

AposentadoriaNo primeiro ciclo de palestras do evento o tema foi: A aposentadoria dos craques. A vida útil de um jogador de futebol em campo dura em média 10 anos. E depois de aposentar a chuteira, o que fazer com a fortuna? O debate serviu para mostrar uma situação extrema de necessidade de planejamento financeiro e demonstra a importância de pensar no futuro. Em outro plenário a palestrante Rosaline Nunes, executiva de mercado, falou sobre a receita de sucesso financeiro: planejamento a longo prazo e diversidade de investimentos. "Se você sabe que a previdência social não vai garantir a sua qualidade de vida no futuro, então a gente precisa se preocupar em complementar essa renda", afirma a especialista. Um exercício proposto por ela foi pensar qual é a idade da pessoa mais idosa do seu convívio? A proposta é perceber que as pessoas estão vivendo cada vez mais. "Só 1% dos aposentados do Brasil vive com recursos próprios, segundo dados do IBGE. A gente tem que pensar mais seriamente sobre o nosso futuro", conclui Rosaline.

Veja entrevista com o ex-jogador de futebol Willian de Oliveira, que garantiu a aposentadoria

Como se defender de fraudesJá diz a sabedoria popular: quando a esmola é grande o santo desconfia, lembra o palestrante Luis Felipe Lobianco, chefe de estudos de mercados de capitais da CVM. O especialista lembra que quase todo golpe dá certo por causa da ganância das pessoas. É preciso ter atenção aos sinais das fraudes. "Promessa de rendimento fixo em investimentos de renda variável é fraude. Investimentos que prometem retorno alto com baixo risco também. Prometeu mais de 6% de juros ao mês, pode saber que está errado. E se a oferta imperdível tem que ser fechada hoje, é o negócio do século, cai fora que é raro dar certo. Na maior parte das vezes a pressa é para não dar tempo de você investigar melhor", alerta o especialista.

DívidasNa palestra "A megera domada – Como traçar uma estratégia para se livrar das dívidas", Patrícia Tavares e Alessandra Bentes da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, deram dicas simples para sair das dívidas. Segundo elas, o perfil dos superendividados no Brasil é de pessoas físicas, consumidores leigos que agem de boa fé. "A pessoa não levou dois meses para se endividar, então não levarão somente dois meses para conseguir se livrar das dívidas", recomenda Alessandra. Uma dica é desconfiar sempre, quanto mais fácil é a oferta de crédito, mais alto é o juro, funciona como uma armadilha alertam as palestrantes. E, para quem tem filhos, cuidado com o estímulo excessivo ao consumo com as propagandas infantis, diz Patrícia.

Mercado imobiliário Na palestra "Como investir no mercado imobiliário", o consultor Luiz Gustavo Cardoso, da empresa de investimentos Evergreen, apresentou recomendações para quem pensa em investir em fundos imobiliários. Uma dica é escolher investimentos sob o âmbito da CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Isso traz mais segurança, alerta o especialista. "No fundo imobiliário o investidor tem empresas especializadas administrando o negócio. A aquisição de cotas em um fundo imobiliário traz mais liquidez do que o investimento direto na compra do imóvel. Mas a maioria das pessoas ainda prefere comprar um imóvel para investir em aluguel, por exemplo. É um investimento mais simples, no máximo fica com uma imobiliária", afirma Cardoso.

Veja entrevista com especialista sobre a compra do imóvel

Educação financeira A gestão do próprio dinheiro é também uma questão de autoconhecimento. É o que afirma o palestrante Bernt Entschev, que participou de um debate sobre o empreendedorismo entre os jovens. Segundo Bernt os brasileiros são educados para pensar no dinheiro somente a curto prazo. "É muito importante separar o próximo mês da sua vida para pensar em uma meta maior, planejar o que é necessário para alcançar essa meta e coloca tudo isso no papel", explica Entschev. Algumas das palestras foram acompanhadas por alunos de escolas públicas e privadas. Para a estudante Natalia Siqueira, 17 anos, a aula valeu a pena. "Antes da palestra, se eu tivesse dinheiro compraria um celular bem legal, agora já penso em investir. Parece que a poupança não vale mais a pena né, quem sabe ações", concluiu a estudante.

Bernt orienta como alcançar uma carreira de sucesso

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Expo Money 2013 | 0:53

O evento, que é o maior encontro sobre educação financeira do Brasil, termina neste sábado (13). São oferecidas palestras gratuitas sobre temas variados, como aposentadoria, tesouro direto, empreendedorismo, investimentos, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]