Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
esocial

Governo formaliza prorrogação do Simples Doméstico para 30 de novembro

Decisão foi tomada por conta da dificuldade de muitos contribuintes em emitir guia de pagamento

Prazo terminaria nesta sexta-feira, dia 6 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Prazo terminaria nesta sexta-feira, dia 6 (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

O governo federal formalizou nesta quinta-feira (5) o adiamento do prazo para o recolhimento dos tributos de outubro a serem pagos pelo empregador doméstico, unificados no recém-lançado Simples Doméstico.

Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta prorroga o prazo para até o último dia útil deste mês, ou seja, 30 de novembro, “por motivo de força maior”. Esse prazo terminaria na sexta-feira, dia 6.

A portaria é assinada pelos ministérios da Fazenda e do Trabalho e Previdência Social. A decisão pelo adiamento foi anunciada pelo governo na quarta-feira (4), quarto dia seguido de falhas no Portal eSocial, pelo qual é gerada a guia do Simples Doméstico. Muitos contribuintes tentaram emitir o documento, mas não conseguiram.

Balanço

Em balanço divulgado nesta quinta, a Receita informou que, até as 11 horas, mais de 571 mil Documentos de Arrecadação do eSocial (DAE), 43,2% do total, já haviam sido emitidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.