• Carregando...
Linha de produção na Cidade Industrial de Curitiba: indústria responde por um quinto dos caminhões pesados que circulam no Brasil |
Linha de produção na Cidade Industrial de Curitiba: indústria responde por um quinto dos caminhões pesados que circulam no Brasil| Foto:

A Volvo do Brasil se destaca como uma das mais importantes empresas do setor de transporte do país e tem papel relevante também na América do Sul. Os números falam por si: a planta industrial, localizada em Curitiba, produz cerca de um quinto do total dos caminhões pesados comercializados no mercado nacional. A maioria dos ônibus articulados, e todos os biarticulados que rodam nos principais sistemas de transporte coletivo urbano da América do Sul ,saem da fábrica brasileira. Caminhões, chassis de ônibus e equipamentos de construção são exportados para outros continentes onde a companhia está presente.

Dentro da área da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba funcionam quatro fábricas: uma de cabines, outra de motores, uma terceira de caminhões e a quarta, que fabrica chassis de ônibus. Para produzir e administrar tudo, quase 3 mil colaboradores trabalham e circulam pela planta, cheia de árvores, flores e espaços bem cuidados. Nas linhas de produção, a organização primorosa chama atenção – não é exagero afirmar que cada parafuso está em seu lugar e que o chão brilha de tão limpo.

Qualidade de vida

Os colaboradores da Volvo têm refeições elaboradas por nutricionistas, uma associação com dezenas de atividades esportivas e sociais para as famílias, plano de carreira e plano de saúde, entre outros benefícios. Para ressaltar o quanto a Volvo do Brasil tem, desde sempre, compromisso com a qualidade de vida dos trabalhadores, o diretor de RH, Carlos Morassutti, lembra que a Associação Viking está completando 30 anos. Foi fundada logo depois da instalação da Volvo na Cidade Industrial.

"A empresa tem como diretriz manter um ambiente agradável, um lugar onde as pessoas sentem prazer em estar", observa o executivo – que se apresenta como exemplo de funcionário realizado e satisfeito. O engenheiro Morassutti entrou na Volvo do Brasil há 33 anos, quando a subsidiária da indústria sueca chegou a Curitiba, em um escritório no centro da cidade. A indústria na CIC foi inaugurada em 1980, e ele também estava lá. Hoje, ele caminha pela fábrica cumprimentando a todos que encontra.

Fora das unidades de produção, a fábrica tem mais a oferecer, não só aos colaboradores, mas também a familiares e à comunidade. Um exemplo é o Centro Volvo Ambiental, espaço destinado voltado para a conservação, educação ambiental e preservação da cultura. O local funciona em uma antiga casa restaurada pela Volvo na Rua Eduardo Sprada, no bairro Augusta – região colonizada por imigrantes poloneses. O centro atende moradores da região, estudantes, funcionários da Volvo e visitantes em geral. Basta entrar em contato para agendar visita. O projeto também recebe escolas, ONGs e casas de apoio.

Outro projeto que conta com o apoio da empresa é a Fundação Solidariedade, sediada em Campo Magro, município próximo à capital. Criada por iniciativa dos funcionários há quase 20 anos, a casa abriga crianças e adolescentes em situações de risco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]