• Carregando...
Colegas da Volvo brincam com o nome da empresa:  montadora recebe cerca de 300 mil currículos por ano | Divulgação
Colegas da Volvo brincam com o nome da empresa: montadora recebe cerca de 300 mil currículos por ano| Foto: Divulgação

Estar entre as melhores empresas em gestão de pessoal não é novidade para a Volvo do Brasil, que, além de fazer sucesso no país na área de RH, é referência para o grupo que tem sede na Suécia. A fama de que a montadora trata bem os trabalhadores pode ser comprovada pelo número de currículos que ela recebe: são cerca de 300 mil por ano. Mensalmente, a área de oferta de vagas no site da empresa registra 115 mil acessos e ela conta com a ajuda de seis empresas terceirizadas para ajudar na triagem e seleção de empregados.

Treinamento, participação nos lucros, pacote de benefícios que inclui educação e saúde e possibilidade de atuar em outros países são alguns dos atrativos conhecidos. O vice-presidente de recursos humanos, Carlos Morassutti, ressalta outros que considera importantes, como a possibilidade de fazer parte de programas de inovação e ajuda na preparação para a aposentadoria.

Na área de inovação, o executivo citou duas metodologias usadas internamente, o Kaizen i9 e o PDCA (Plan-Do-Check-Act, ou planejar, fazer, checar e agir corretivamente). As duas ferramentas são difundidas e alimentadas pelos funcionários, que implementam as sugestões aprovadas. As mudanças são registradas em um banco de dados e as adotadas são apresentadas no "Dia da Melhoria". Em 2011 foi criado um prêmio interno de inovação, que já resultou em projetos de redução no consumo de combustível e melhorias nos processos. No ano passado, 31,231 mil melhorias foram finalizadas com sucesso e 160 apresentadas em 14 dias. Em 2013, elas somam 19,4 mil e 110 foram apresentadas.

No caso da preparação para a aposentadoria, quando uma pessoa completa 55 anos pode escolher se precisa de apoio psicológico ou de ajuda para montar um negócio ou se dedicar a um hobby, por exemplo. Segundo Morassutti, em 2013 os investimentos em RH cresceram 20%. E o retorno aparece. O executivo diz que a Volvo se prepara para apresentar um dos melhores resultados de sua história no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]