Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TI

DB1 investe em robô ‘feito em casa’ por funcionário

Companhia de tecnologia da informação ficou em 8º lugar entre as médias no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná

Empresa incentiva colaboradores a desenvolverem projetos pessoais para gerar mais satisfação. | Divulgação
Empresa incentiva colaboradores a desenvolverem projetos pessoais para gerar mais satisfação. (Foto: Divulgação)

A crença na capacidade de seus funcionários fez com que a DB1 Global Software abrisse portas para novos mercados. Um dia, o programador Marcos Diniz chegou na empresa com um robô que ele mesmo tinha criado. A primeira versão do “Timbot” ainda era bem caseira, com estrutura de palitos de sorvete e formas de empadinha, mas chamou a atenção dos colegas. “Ele dava bom dia, apresentava a empresa, até contava piada”, conta Natália Kawatoko, gerente de RH da DB1.

Aí veio a ideia: o presidente convidou Diniz para aprimorar o Timbot dentro da empresa. O colaborador passou a usar as horas da sua jornada para trabalhar no novo robô, recebeu investimento e até a ajuda de um estagiário, contratado exclusivamente para o projeto. O estudo do programador não tem propósito comercial. Pelo menos agora.

Por enquanto, é a chance de a empresa funcionar como um laboratório de tecnologia. “Estamos conhecendo mais sobre eletrônica e as possibilidades. Vamos usar isso para expandir a pesquisa para outras áreas, como internet das coisas”, afirma Diniz.

A gerente de RH diz que a empresa incentiva esse tipo de ação, já que o sucesso da DB1 depende da satisfação dos colaboradores. Para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho, a empresa tem comitês internos que discutem temas relacionados ao dia a dia e elaboram projetos de melhoria. Além disso, o programa DB1³ incentiva os colaboradores a ensinarem voluntariamente programação para crianças.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.