Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Conhecida por oferecer um bom pacote de benefícios, Volvo apostou na transparência para vencer os desafios de 2016. | Divulgação
Conhecida por oferecer um bom pacote de benefícios, Volvo apostou na transparência para vencer os desafios de 2016.| Foto: Divulgação

Manter os mais de 3.000 funcionários engajados e comprometidos com os valores da empresa num ambiente econômico bem mais hostil do habitual foi o desafio da Volvo neste ano. Ao invés de se fechar, a companhia fez o contrário: apostou na transparência e abriu ainda mais os canais de diálogo.

Um dos projetos convidou os funcionários para apresentarem soluções para reduzir custos. “Em duas semanas recebemos mais de 700 ideias”, conta o vice-presidente de RH, Carlos Morassutti. De julho até novembro, as sugestões colocadas em prática geraram uma economia de R$ 8,5 milhões para a empresa, que ficou em 2º lugar entre as grandes no ranking do Great Place do Work.

É justamente na própria gente que a Volvo aposta para fazer a diferença. Conhecida por oferecer um bom pacote de benefícios, a companhia sueca procura olhar para os colaboradores de maneira completa, valorizando o engajamento não apenas dentro dos muros da empresa, mas também do lado de fora.

É claro que o crescimento na carreira não é deixado de lado. Para entender onde o colaborador quer chegar, a Volvo faz avaliações anuais e acompanhamentos semestrais. O intuito é ajudar o funcionário a alcançar seu objetivo profissional, seja por meio de um subsídio ou até de uma oportunidade em outra sede no exterior.

A medição do clima organizacional é feita anualmente por uma empresa independente. “Trabalhamos então o ano todo em cima do resultado. Não importa a métrica se não propormos ações em cima das questões sensíveis”, conta o vice-presidente de RH.

Para garantir o acesso dos funcionários aos programas globais do grupo, a sede no país implementou neste ano a Volvo Group University, que oferece treinamento e desenvolvimento para todos os níveis da organização. São realizadas aulas presenciais com especialistas vindos de outros países ou trocas de experiências via contatos virtuais.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]