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Repercussão

Lojistas comemoram decisão

A Associação dos Lojistas do Shopping Estação, que representa as pouco mais de 150 operações do centro comercial, disse que foi pega de surpresa pela decisão. "Não entendemos por que a administração deixou o assunto chegar nesse momento, gerando um clima negativo, com o cancelamento de agendamentos, mas a notícia é muito boa. Os eventos do Convention aumentam nosso movimento em cerca de 30%, com clientes que gastam mais que os locais", diz o presidente da associação, Tiara Kaufmann, que possui quatro operações no Shopping Estação. Na época da divulgação do fechamento do Convention Center pela BR Malls em 2010, a entidade chegou a publicar um anúncio de repúdio à decisão e à falta de comunicação entre a administradora e os lojistas. (FZM)

ExpoBarigui fica pronto até agosto de 2012, diz consórcio

O consórcio Positivo/J. Malucelli, que ganhou a licitação para a construção de um novo centro de convenções no lugar do antigo Pavilhão de Eventos do Parque Barigui nesse primeiro semestre de 2011 e também para a utilização do lugar por 25 anos, informou que tem até agosto do ano que vem para entregar o espaço, mas que pretende fazê-lo ainda antes. O prédio, com projeto do arquiteto Manoel Coelho, terá características sustentáveis, como reaproveitamento das águas pluviais e ventilação totalmente natural.

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O Estação Convention Center, anexo ao Shopping Estação, em Curitiba, vai continuar existindo, mas ocupando apenas dois pisos e com uma capacidade menor, para eventos de até 1,5 mil pessoas. O restante será destinado a escritórios para grandes empresas. A administração do shopping, que pertence à BR Malls há três anos, recuou na decisão anunciada ainda em setembro do ano passado, de transformar todo o espaço de eventos em uma torre corporativa, depois de uma reunião, na terça-feira à noite, com o Instituto Municipal de Turismo e a Associação Comercial do Paraná. "Há mais de um ano, a ACP e a prefeitura de Curitiba estavam em contato com a BR Malls para tentar reverter a decisão da empresa de fechar o espaço. Nessa semana conseguimos achar um denominador comum, em que parte do Convention será mantida e outra parte seguirá com os novos planos da empresa. A permanência do Conven­tion Center, com sua localização, é importante para o turismo de Curitiba, principalmente o direcionado a negócios", afirma a presidente do IMT, Juliana Vosnika.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Shopping Estação detalhou as informações da decisão, antecipada ainda ontem pela Gazeta do Povo, na coluna de Reinaldo Bessa, e explicou que, embora a capacidade do futuro Convention Center seja menor que a atual (de até 2,7 mil pessoas), é mais adequada à demanda. Com essa capacidade, o espaço deve manter cerca de 90% da média histórica de 234 eventos/ano.

A administração do Conven­tion, feita antes pela GL Events, passará diretamente para as mãos do Shopping Estação. A agenda, que ficou paralisada por um bom tempo, está aberta e será divulgada "oportunamente", segundo o shopping.

Escritórios

O espaço corporativo ocupará o restante do prédio existente, com capacidade para circulação de até 57 mil pessoas/mês. O Shopping Estação diz que as negociações dos espaços, voltados para grandes empresas, já começaram, mas não adianta preços ou interessados. Uma reforma total dessa parte começará ainda neste mês.

A aposta desse novo espaço não está apenas na localização central do Shopping Estação, mas no zoneamento mais recente da capital paranaense. Pelo o que foi estabelecido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a área do Shopping Estação faz parte do Tecnoparque. Empresas do segmento de tecnologia e inovação que se instalarem ali e cumprirem algumas exigências poderão ter a alíquota do Imposto Sobre Servços (ISS) reduzida de 5% para 2%.

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