• Carregando...

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), afirmou nesta sexta-feira (11) que os números sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgados na manhã desta sexta-feira (11), mostram que o Brasil está ficando para trás quando comparado a países em desenvolvimento, como China e Índia. Os dados do IBGE mostraram que o PIB brasileiro cresceu 1,9% no segundo trimestre em comparação aos primeiros três meses de 2009.

"A comparação correta deve ser com os emergentes, como a China e Índia. Estes dois países estavam crescendo a 11%, 12% ao ano e apenas desaceleraram. Hoje estão na média de 6%, 7% ao ano. Nós estamos ficando para trás.", disse Guerra.

Ele criticou comparações feitas pelo governo com países desenvolvidos, que ainda estão em recessão. "O movimento global de saída da crise, que vários países já estão alcançando, é uma é boa notícia para o povo brasileiro, mas, o Brasil ainda tem pouco a comemorar. O governo tem feito comparações com países ricos. Não é o caso. Os países ricos têm infra-estrutura pronta. Nós não. Precisamos de muito investimento, em saúde, educação, segurança e em estradas, por exemplo".

Guerra criticou a forma como o governo lidou com a crise financeira internacional e cobrou ajustes para acelerar o ritmo do crescimento econômico. "Os brasileiros poderiam ter sofrido menos se o Presidente Lula não tivesse menosprezado a gravidade da crise, diferente do que fizeram os demais países e governos. E, o mais importante, o governo precisa estancar os gastos desnecessários, sob pena de um descontrole fiscal que certamente vai comprometer a retomada da economia e novos cortes nas taxas de juros."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]