Desde 2010, a consultoria App Annie monitora e divulga relatórios sobre aplicativos para smartphones. Com a proximidade do aniversário de 10 anos da App Store, a loja de apps oficial do iPhone, em 10 de julho, a consultoria compilou os dados que detém para saber quais foram os apps mais baixados e os mais rentáveis entre os 4,5 milhões já lançados para o iOS, sistema operacional que a Apple usa no iPhone e iPad.
Os dados são impressionantes. De julho de 2010, quando a App Annie iniciou o monitoramento, até dezembro de 2017, foram feitos mais de 170 bilhões de downloads na App Store, com os consumidores gastando mais de US$ 130 bilhões em apps nesse período. A consultoria estima que, hoje, existam 2 milhões de apps disponíveis para iOS.
Outro dado curioso é que, mesmo respondendo por apenas 30% dos downloads quando aglutinado com o Google Play — a loja de apps do Android, do Google —, em 2017 a App Store respondeu por 66% dos gastos dos consumidores.
LEIA TAMBÉM: Nova opção do WhatsApp promete colocar ordem em grupos
Os jogos responde por 31% dos downloads, mas 75% dos gastos.
A Ásia é a região que mais gasta com aplicativos e jogos para iOS: 60% do total, seguida das Américas (27%) e o bloco que engloba Europa, Oriente Médio e África (14%). Quando se fala em países, embora os Estados Unidos liderem nas duas categorias — downloads e gasto —, a China os ultrapassou em 2015 e 2016, respectivamente.
Os apps mais baixados de todos os tempos do iOS
1. Facebook
2. Facebook Messenger
3. YouTube
4. Instagram
5. WhatsApp
6. Google Maps
7. Snapchat
8. Skype
9. WeChat
10. QQ
Os apps mais rentáveis de todos os tempos do iOS
1. Netflix
2. Spotify
3. Pandora Radio
4. Tencent Video
5. Tinder
6. Line
7. iQIYI
8. HBO Now
9. Kwai
10. QQ
Os jogos mais baixados de todos os tempos do iOS
1. Candy Crush Saga
2. Subway Surfers
3. Fruit Ninja
4. Clash of Clans
5. Honour of Kings
6. Minion Rush
7. Angry Birds
8. Temple Run 2
9. Temple Run
10. Asphalt 8: Airborne
Os jogos mais rentáveis de todos os tempos do iOS
1. Clash of Clans
2. Candy Crush Saga
3. Monster Strike
4. Puzzle & Dragons
5. Honour of Kings
6. Fantasy Westward Journey
7. Game of War - Fire Age
8. Fate/Grand Order
9. Clash Royale
10. Pokémon Go
Em 2017, os usuários do iOS gastaram US$ 42,5 bilhões na App Store. Para 2022, a App Annie estima que esse valor crescerá 78,1%, chegando a US$ 75,7 bilhões.
-
Relatório dos EUA sobre censura no Brasil reforça denúncia contra Moraes na OEA
-
“SAC da reclamação” é nova tentativa de Lula de reverter queda de popularidade
-
Articulação política e bombas fiscais: os problemas para o governo no Congresso
-
Jornalista do Twitter Files conta como TSE pediu ao X coleta de dados de usuários em massa
Deixe sua opinião