• Carregando...

Os estivadores e conferentes que trabalham no Porto de Paranaguá, no Litoral paranaense, cruzaram os braços por volta das 7h desta segunda-feira (9). Os serviços de carga e descarga estão interrompidos na maioria dos terminais. O presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá, Ariovaldo Barbosa José, estima que aproximadamente 3.500 operários aderiram à paralisação.

A manifestação é uma resposta ao não pagamento de um fundo social, utilizado pelo sindicato para assistência médica dos trabalhadores. "O fundo era pago desde 1997 e agora foi cortado", explica Barbosa José.

Apenas três terminais particulares, que já teriam pago o benefício, estão funcionando normalmente. Não houve formação de filas de caminhões no porto. Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores, o porto está deixando de movimentar aproximadamente seis mil toneladas de mercadorias por hora. Durante a tarde, nove navios esperavam para carga e descarga no porto, segundo o sindicato.

A paralisação durou até 19h desta segunda. Os representantes dos trabalhadores devem se reunir com o Sindicado dos Operadores Portuários do Estado do Paraná (Sindop), na tarde desta terça-feira (10) para abrir uma nova rodada de negociações.

Procurados pela reportagem da Gazeta do Povo, o Sindop e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), disseram que não iriam comentar o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]