Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra lucrativa

Estrangeiros podem ficar com 75% do petróleo iraquiano

Uma lei que deve ser apresentada nos próximos dias ao Parlamento do Iraque pode abrir as reservas de petróleo do país à exploração em larga escala por empresas ocidentais. A informação foi publicada na edição deste domingo do jornal britânico "The Independent". As companhias estrangeiras poderiam ficar com até 75% dos lucros da terceira maior reserva de petróleo do mundo.

A reportagem diz que o "Independent" teve acesso a um rascunho do projeto de lei, em cuja formulação o governo americano participou diretamente. Grandes companhias como BP, Shell e Exxon poderiam conseguir contratos de 30 anos de duração para extrair petróleo iraquiano. Se aprovada, a lei permitiria a primeira operação em larga escala de empresas de petróleo estrangeiras no país, desde que a indústria foi nacionalizada, em 1972.

O jornal lembra que a possibilidade de lucro para empresas ocidentais dá munição ao críticos que afirmam que o petróleo é o verdadeiro objetivo da guerra do Iraque. Já executivos da indústria do petróleo e analistas afirmam que a lei é a única forma de reativar a produção no Iraque, após anos de sanções, guerra e emigração de especialistas.

O petróleo representa 95% da economia iraquiana.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.