Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Custo de vida

Estudo aponta Tóquio com a cidade mais cara do mundo para expatriados

Na América Latina, Caracas é a líder disparada. A capital venezuelana ocupa a 12ª posição, bem à frente de Rio e São Paulo, respectivamente em 31º e em 36º lugares

Vista da cidade de Tóquio, considerada a cidade mais cara do mundo para expatriados | Yoshikazu Tsuno / AFP Photo
Vista da cidade de Tóquio, considerada a cidade mais cara do mundo para expatriados (Foto: Yoshikazu Tsuno / AFP Photo)

Tóquio ainda é a cidade mais cara do mundo para trabalhadores expatriados em 2012, enquanto o Rio de Janeiro está em 31º e São Paulo, em 36º, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (21) pela empresa britânica de consultoria ECA.

Três cidades suíças estão entre as dez mais caras do mundo: Genebra, Zurique e Berna. Londres, em contrapartida, ficou fora do top 50.

Segundo o estudo, realizado a partir de dados sobre o consumo médio de bens e serviços por expatriados em mais de 400 cidades ao redor do mundo, Oslo é a cidade mais cara da Europa e permaneceu no segundo lugar da lista em relação ao ranking de 2011.

Na América Latina, Caracas é a líder disparada. A capital venezuelana ocupa a 12ª posição, bem à frente de Rio e São Paulo, respectivamente em 31º e em 36º lugares. Mas ambas as brasileiras perderam posições, já que a capital fluminense estava em 24º em 2011, enquanto São Paulo ocupava a 28ª posição.

Na Europa, a maioria das cidades perdeu terreno em comparação ao ano passado -- o que pode ser atribuido aos efeitos da crise econômica que assola o Velho Continente.

Paris registrou uma queda acentuada, passando da 21ª posição para a 34ª, superada por muitas outras cidades asiáticas. Pequim, Xangai, Cingapura e cidades japonesas mostraram um custo de vida mais elevado.

Por exemplo, em 2011, o custo de vida em Pequim foi 10% menor do que em Paris. Hoje é 7% maior, observa a ECA.

A capital chinesa este ano aparece em 20º lugar entre as cidades mais caras do mundo, enquanto Xangai subiu para o 26º lugar.

A principal razão para esta queda "é a fraqueza do euro em relação ao dólar e outras moedas", explica a consultoria.

Todas as grandes cidades da Austrália aparecem no top 25 do ranking mundial, enquanto a sua inflação aumenta e o dólar australiano permanece forte em relação às outras moedas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.