Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Estudo da McAfee diz que spam polui mais que 3 milhões de carros

Engarrafamento em Nova Delhi, na Índia: estrago do spam é quase o mesmo | Reuters
Engarrafamento em Nova Delhi, na Índia: estrago do spam é quase o mesmo (Foto: Reuters)

PARIS - Os e-mails indesejáveis, conhecidos como "spam" e que inundam as caixas de correio eletrônicos, produzem a cada ano tanto dióxido de carbono quanto 3,1 milhões de automóveis, segundo um estudo da empresa McAfee, especializada em segurança na internet. A empresa analisou o impacto ecológico de 62 bilhões de mensagens do tipo enviadas no mundo em 2008, e usou como indicador o gás, que é um dos causadores do efeito estufa e é apontado como um dos vilões das mudanças climáticas globais.

"O spam consome 33 bilhões de kilowatts/hora (Kwh) ao fim das cinco etapas de sua vida: criação, envio, recepção, armazenamento e consulta", afirma o relatório. O montante equivale ao consumo de energia de 2,4 milhões de residências americanas, com emissões de gases do efeito estufa tão intensas quanto as produzidas por 3,1 milhões de automóveis. A seleção, visualização e exclusão das mensagens por internautas, assim como a busca dos e-mails "legítimos" interceptados por error pelos filtros instalados nos computadores, representa quase 80% do consumo de energia vinculado ao spam.

A filtragem realizada pelos fabricantes de antivírus vale por 16%. A operação é considerada pelo estudo uma atitude "útil, mas que seria mais eficaz se o problema fosse tratado na origem". Para fundamentar a afirmação, o estudo cita o exemplo de um site (McColo) conhecido por sua importante contribuição à praga, cujo fechamento em novembro de 2008 permitiu reduzir, de um dia para outro, em 70% o volume mundial de spams. Ou seja, foi como se 2,2 milhões de automóveis tivessem sido retirados de circulação.

Sendo assim, as medidas tomadas em diversos países para reduzir a produção de gases causadores do efeito estufa poderiam muito bem incluir restrições ao envio de spam. "A interrupção do spam na sua fonte e o investimento em uma tecnologia antispam de ponta irão poupar tempo e dinheiro, além de pagar os dividendos com o planeta por meio da redução de emissões de gás carbônico", acrescenta Jeff Green, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos do McAfee Avert Labs. Os internautas agradecem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.