A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) informou na sexta-feira que o mercado norte-americano estará aberto para o etanol brasileiro a partir de janeiro. "A legislação americana vigente, que inclui altos subsídios para a indústria do etanol e uma pesada tarifa contra o produto importado, expira no dia 31 de dezembro. Com o fim das atividades no Congresso americano hoje [sexta-feira], não haverá mais oportunidade para qualquer medida que impeça a abertura para o etanol brasileiro, a partir do primeiro dia de 2012."
Os subsídios pagos às distribuidoras que fazem a mistura de etanol à gasolina, que custam ao contribuinte americano cerca de US$ 6 bilhões por ano, e a tarifa de US$ 0,54 sobre cada galão (3,8 litros) importado para o país impediam que o etanol brasileiro chegasse ao mercado dos Estados Unidos com preços competitivos.
O presidente da Unica, Marcos Jank, disse que "hoje a prioridade é atender o mercado doméstico". "Mas, com o fim da tarifa americana, é possível visualizar a consolidação do etanol como commodity internacional, como já acontece com o açúcar.", completou.
Apesar da iminente abertura do mercado norte-americano, as usinas brasileiras têm dificuldades em atender ao consumo brasileiro tanto que neste ano tiveram de importar grandes volumes de combustível justamente dos EUA.



