Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Boas práticas

Eternit garante certificação ambiental

A produção de telhas e caixas d’água de amianto das cinco fábricas da Eternit no Brasil recebeu na semana passada duas certificações internacionais de gestão ambiental e de saúde e segurança no trabalho. A empresa, que tem sua maior unidade produtiva em Colombo, região metropolitana de Curitiba, gastou cerca de R$ 3 milhões em adaptações de tecnologia, infra-estrutura e treinamento de pessoal para poder exibir os certificados ISO 14001 e OSHAS 18001, fornecidos pela auditoria norueguesa Det Norske Veritas (DNV). O objetivo da busca pela certificação é atestar boas práticas de governança da empresa, combatendo a imagem ruim associada ao amianto, uma matéria-prima proibida em mais de 40 países pelos graves danos que pode causar a saúde.

"Os certificados ajudam a tornar mais disciplinado e organizado nosso processo de produção, quando se fala em cuidados com segurança dos trabalhadores e gerenciamento de resíduos. Tudo que entra ou sai da fábrica tem controle total. A empresas que recebem nossos resíduos também tem de ser certificadas", explica o diretor industrial da Eternit e gerente da fábrica de Colombo, Peter Spring. Na sede paranaense da empresa, 219 funcionários produzem 12 mil toneladas de telhas de fibrocimento (mistura de amianto e cimento) por mês. Em todo país, a Eternit detém cerca de 29% do mercado deste tipo de telha.

A certificação alcançada pela Eternit leva em consideração reaproveitamento de resíduos, controles informatizados de segurança e treinamento de pessoal. Entre os cuidados especiais exigidos pelo amianto está, por exemplo, a lavagem das uniformes dos funcionários, que é providenciada pela empresa. Como a matéria-prima pode causar câncer e outros problemas respiratórios, quando inalada, os funcionários não podem ter qualquer contato com o amianto puro, em pó. Eles somente manuseiam o material depois que ele já foi misturado ao cimento, por máquinas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.