Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cana-de-açúcar

ETH e Brenco assinam memorando para avaliar fusão

Empresas teriam uma capacidade combinada de processamento de 37 milhões de toneladas de cana por ano, ficando entre as maiores do setor no Brasil

As companhias do setor sucroalcooleiro ETH e Brenco assinaram um memorando de entendimentos para avaliar, em regime de exclusividade, a eventual combinação das suas operações, informaram as empresas em comunicado nesta quinta-feira (8).

As empresas teriam uma capacidade combinada de processamento de 37 milhões de toneladas de cana por ano, ficando entre as maiores do setor no Brasil.

A ETH, fundada em 2007, é o braço do conglomerado Odebrecht para o setor de bioenergia e açúcar. Chefiada por José Carlos Grubisich, ex-presidente da petroquímica Braskem, ela planejou investimento de 6 bilhões de reais no desenvolvimento de 3 pólos de produção em São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A trading japonesa Sojitz possui 33 por cento do capital da ETH.

A Brenco, comandada por Philippe Reichstul, ex-presidente da Petrobras, possui entre seus investidores Vinod Khosla, um dos criadores da Sun, e Steve Case, que participou do advento da AOL nos EUA.

A Brenco tem projeto de investir 5,5 bilhões de reais até 2015, para construir até 12 unidades industriais, que seriam reunidas também em três pólos de produção.

A companhia passou por um aperto de caixa durante a crise de crédito e já chegou a negociar com a Petrobras uma possível associação, como confirmou a estatal petroleira em agosto.

As duas companhias possuem projetos para também gerar energia elétrica a partir da queima do bagaço de cana-de-açúcar.

"É evidente que se entramos nessa etapa temos confiança grande no potencial da combinação dos ativos em relação à criação de valor e de empresa líder", afirmou Grubisich a jornalistas em teleconferência.

"Como as coisas vão se passar não temos como compartilhar. É uma combinação de ativos mas ainda não avançamos o suficiente para ver como isso vai se passar", acrescentou.

Reichstul, por sua vez, afirmou que com o memorando assinado com a ETH as conversas anteriores com a Petrobras ficam congeladas.

"Esperamos que possamos chegar a bom termo (com a ETH)", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.