Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

EUA e Europa prometem apoiar brasileiro eleito para OMC

Países desenvolvidos votaram no candidato mexicano, Herminio Blanco, derrotado por Roberto Azevêdo

Derrotados na eleição da OMC (Organização Mundial do Comércio), os embaixadores dos Estados Unidos e da União Europeia prometeram apoiar a gestão do embaixador brasileiro Roberto Azevêdo, escolhido o novo diretor-geral da entidade.

Os países desenvolvidos votaram no candidato mexicano, Herminio Blanco. Azevêdo foi eleito com apoio da China e das nações emergentes. A indicação do brasileiro foi formalizada nesta quarta em reunião do Conselho Geral da OMC, em Genebra.

"É um dia muito bom para a OMC como instituição. Nos estamos muito felizes em fazer parte do consenso por Azevêdo", disse o embaixador americano Michael Punke.

"Achamos que ele será um diretor-geral muito bom, e vamos trabalhar junto com ele. Nós apoiamos o consenso", acrescentou.

A embaixadora do Reino Unido, Karen Pierce, disse esperar que a articulação do seu país para que a UE votasse em Blanco não atrapalhe as relações britânicas com o Brasil.

Ela afirmou que a irritação do governo brasileiro com Londres deve ser um "mal-entendido". "Temos uma relaçao muito forte com o Brasil. Seria uma pena. Se isso for verdade, é um mal-entendido", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.