• Carregando...
Folheto oferece vaga nos Estados Unidos: criação de empregos segue forte no país. | Lucy Nicholson/Reuters
Folheto oferece vaga nos Estados Unidos: criação de empregos segue forte no país.| Foto: Lucy Nicholson/Reuters

O crescimento do emprego nos Estados Unidos aumentou com força em dezembro, fortalecendo ainda mais os fundamentos da economia e abrindo mais a porta a um aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve este ano, apesar da economia mundial fraca.

A economia dos EUA abriu 252 mil vagas fora do setor agrícola no mês passado depois da abertura de 353 mil em novembro, segundo dado revisado, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. A taxa de desemprego caiu 0,2 ponto porcentual, para 5,6%, o menor patamar em seis anos e meio. No entanto, parte do declínio refletiu as pessoas deixando a força de trabalho.

Dezembro marcou o 11º mês seguido de criação de mais de 200 mil vagas, a mais longa série desde 1994. Com o dado de outubro também revisado para cima, a economia criou 50 mil vagas a mais do que divulgado anteriormente nos dois meses anteriores.

Economistas consultados pela Reuters esperavam abertura de 240 mil vagas em dezembro e que a taxa de desemprego recuasse a 5,7%.

Os ganhos de emprego somam-se ao robusto dado de crescimento no terceiro trimestre, bem como aos dados de sólida produção industrial em novembro e vendas de varejo, sugerindo que a economia resistiria à turbulência na Europa, Japão, China e alguns mercados emergentes.

Mas uma queda de cinco centavos no rendimento médio por hora, depois de ter subido seis centavos em novembro, tirou algum brilho do relatório.

O crescimento dos salários tem sido frustrantemente fraco e economistas acreditam que o Federal Reserve vai hesitar em iniciar o aumento das taxas de juros sem uma alta significativa nos custos trabalhistas.

O Fed não eleva as taxas de juros desde 2006, mas recentemente sinalizou que está se aproximando de fazer isso, mesmo que a inflação permaneça abaixo da meta do Fed de 2 por cento. A maioria dos economistas espera que o primeiro aumento aconteça em junho.

A maioria das medidas acompanhadas pela chair do Fed, Janet Yellen, para medir a quantidade de folga no mercado de trabalho continuou a apontar para aperto das condições em dezembro.

Uma medida ampla do desemprego, que inclui pessoas que querem trabalhar mas desistiram de procurar e aqueles que trabalham a tempo parcial porque não conseguem encontrar um emprego em tempo integral, caiu para 11,2%, o mais baixo desde setembro de 2008.

O número de desempregados de longo prazo continuou a diminuir de dezembro. Mas a taxa de participação na força de trabalho caiu para 62,7%, de 62,9% em novembro.

Os ganhos de emprego foram generalizados em todos os setores. Foram criadas 240 mil vagas no setor privado, com mais 12 mil no setor privado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]