Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise na Europa

Eurogrupo aprova desembolso de 39,5 bilhões de euros para bancos espanhóis

Cerca de 37 bilhões de euros serão utilizados para recapitalizar os bancos nacionalizados: Bankia, Catalunya Caixa, Novacaixagalicia e Banco de Valencia

Os ministros de Finanças da zona do euro aprovaram nesta segunda-feira (3) o desembolso de 39,500 bilhões de euros para o setor financeiro espanhol, que serão entregues na semana que vem. Dessa soma, 37 bilhões de euros serão utilizados para recapitalizar os bancos nacionalizados (Bankia, Catalunya Caixa, Novacaixagalicia e Banco de Valencia). Os 2,5 bilhões restantes serão destinados para financiar o chamado "banco podre", ou Sareb, a sociedade encarregada de gerir os ativos tóxicos imobiliários dos bancos espanhóis.

"O programa (de resgate do setor bancário) vai em uma boa direção e cumpre com todas as condições contempladas no memorando de entendimento", ou seja, o acordo entre Bruxelas e o governo espanhol de Mariano Rajoy, disse o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

Mais cedo, o ministro de Economia espanhol, Luis de Guindos, havia dito que o desembolso desse dinheiro aconteceria em torno do dia 12 de dezembro, "ou um dia antes, um dia depois". A Espanha enviou nesta segunda-feira "formalmente" a seus sócios da zona do euro o pedido de resgate para seu setor financeiro, o último passo a ser dado antes de o país receber o dinheiro por parte do fundo de resgate permanente (MEE).

A Comissão Europeia deu na quarta-feira passada sinal verde para o plano de reestruturação das quatro entidades nacionalizadas, o que dependeria do pagamento da ajuda da zona do euro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.