Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MeRcado

Europa faz acordo para proibir instrumento financeiro especulativo

Acordo de princípio visa vedar os chamados "CDS a descoberto", que são utilizados nos mercados para apostar pelo default de um país e acusados de ampliar a atual crise

A União Europeia alcançou nesta terça-feira (18) um acordo de princípio para proibir os instrumentos financeiros especulativos chamados "CDS a descoberto", que são utilizados nos mercados para apostar pelo default de um país e acusados de ampliar a atual crise da dívida.

O acordo de princípio foi concluído entre o Parlamento Europeu e os representantes dos governos da UE, após longas negociações, disse um porta-voz da presidência da UE.

Os CDS (credit default swaps) soberanos são produtos que atuam como seguros em caso de calote de um país emissor de dívida.

Os CDS soberanos a descoberto têm a particularidade de que podem ser negociados sem que os tomadores tenham a dívida assegurada, o que significa que se beneficiam do seguro, mas sem o risco.

O preço dos CDS a descoberto tendem a subir quando o mercado especula com o risco de que o Estado em questão suspenda os pagamentos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.