Se fossem rodar um filme com suas estratégias, os exibidores instalados em Curitiba provavelmente escolheriam o título "Fidelidade". É tudo o que eles querem de seus clientes e, para chegar a essa meta, estão criando cartões de pontuação, no estilo daqueles usados pelas companhias aéreas, fazendo sessões voltadas para formadores de opinião e escolhendo a dedo as películas que colocam em seus projetores.
A Cineplus e a Cinesystem aderiram à idéia dos cartões de fidelidade. Eles serão lançados em breve e permitirão que os espectadores acumulem pontos em cada sessão que assistirem. Descontos em ingressos e na pipoca estão entre as vantagens que serão oferecidas aos clientes que aderirem aos programas.
"Fizemos uma estrutura para quem gosta de cinema", diz Milton Durski, sócio da Cineplus, que tem quatro salas no Shopping Jardim das Américas. Uma das metas do cartão de fidelidade será conquistar os estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do Centro Politécnico e do Jardim Botânico. "Queremos oferecer um cinema comercial com uma cara local. Um dos planos é exibir curtas-metragens feitos em Curitiba nos intervalos dos filmes", conta.
O Unibanco Arteplex, instalado no Shopping Crystal, tenta chegar a um equilíbrio no estilo oriental: a programação é estudada com cuidado para que se combinem os "blockbusters" (superproduções com bilheterias astronômicas) e os filmes de "arte" (normalmente produções mais simples e com menos efeitos especiais). "Fazemos mostras e eventos para formadores de opinião, como professores e universitários, mas sem abandonar os blockbusters", resume Ademar Oliveira, diretor de programação da Arteplex.
A qualidade das salas é outro atrativo apresentado aos espectadores. É consenso no mercado que quem não oferecer um ambiente agradável e serviços de qualidade perderá público. "As pessoas pagam mais pelo conforto e pelo que está ao redor do cinema", diz Carlos Torres, diretor do Shopping Curitiba onde as salas, com mais de dez anos de vida, serão reformadas.



