• Carregando...

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, destacou nesta terça (05) que o comportamento do mercado de crédito nos últimos anos tem sido importante para o desenvolvimento da economia brasileira. Ele salientou que tem havido aumento da base de tomadores de crédito, não simplesmente um aumento de endividamento das famílias, como ocorreu em outras economias. Segundo ele, o aumento na base de clientes bancários abre espaço para maior crescimento do crédito.

Tombini, que participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, explicou que o sistema financeiro brasileiro está bem capitalizado, com índice médio de capitalização significativamente acima dos 11% mínimos determinados pelo BC. O presidente do BC também chamou atenção para a queda do risco soberano brasileiro, que reflete os fundamentos da economia nacional.

Ele mencionou ainda indicadores que mostram outras melhoras no quadro da economia brasileira, como a redução na pobreza e na desigualdade, que ajudam a sustentar o crescimento econômico; o fortalecimento da classe média, que deve continuar nos próximos anos; e a capacidade de gerar empregos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]